Buscar

Questão 1/10 - Contexto Latinoamericano A Venezuela atualmente tem uma interferência e participação estatal na mídia maior que a registrada em boa ...

Questão 1/10 - Contexto Latinoamericano
A Venezuela atualmente tem uma interferência e participação estatal na mídia maior que a registrada em boa parte dos países latino-americanos, ainda que percentualmente falando a iniciativa privada domine a mídia na Venezuela. Porém, essa participação estatal é recente e isso não significa dizer que não haja uma grande concentração de mídia no país. (MANASSES, M. A. Contexto Latino-Americano. Aula 6, Tema 2, p. 5-6).
Sobre a citação acima, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) O processo histórico de concentração de mídia na Venezuela não foi diferente do que ocorreu nos demais países latino-americanos. Um grupo seleto de empresários alinhados com os interesses dos poderes constituídos se consolidou sob a proteção da elite política, a qual ganhava guarida, espaço e visibilidade em troca do fortalecimento dos oligopólios.
( ) Tal como ocorreu no México, a concentração dos meios de comunicação nas mãos de poucos também resultou na consolidação de gigantes do setor, na Venezuela.
( ) A chegada ao poder de Nícolas Maduro Moro acentuou a crise econômica e política na Venezuela e dezenas de veículos de comunicação que denunciavam os problemas pelos quais o país sul-americano passa foram fechados ou não tiveram suas licenças de funcionamento não renovadas.
( ) Visando reduzir a concentração de mídia e o poder dos oligopólios de comunicação existentes no país, o governo venezuelano assinou acordos de cooperação com o mercado midiático norte-americano, o que permitiu que as grandes redes de televisão dos Estados Unidos passassem a transmitir a sua programação na televisão aberta da Venezuela.
( ) Grande parte da mídia comunitária da Venezuela está sob controle de políticos e muitos deles se tornaram apoiadores do Chávez e contando com o apoio das gigantes da comunicação.
Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
A F – F – F – V – V
B V – V – V – F – F
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Aula 6 – Tema 2 – Mídia e oligopólios: o caso venezuelano
Letra B
As respostas A, B e C estão corretas e encontram-se em: Aula 6, Tema 2 (p. 6- 8).
C F – V – F – F – V
D F – V – V – F – F
E F – V – F – F – F


A F – F – F – V – V
B V – V – V – F – F
C F – V – F – F – V
D F – V – V – F – F
E F – V – F – F – F
Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais