Buscar

3 anos Queixa: Não responde quando é chamado, não localiza fonte sonora, emite sons mas não fala, não se assusta com sons altos. A família informa...

3 anos

Queixa: Não responde quando é chamado, não localiza fonte sonora, emite sons mas não fala, não se assusta com sons altos.


A família informa que a criança não passou pelo Teste da Orelhinha, pois o equipamento estava quebrado, e a mesma não achou relevante retornar depois para o exame. O mesmo foi encaminhado para realização dos exames com a idade atual, onde foi detectada perda auditiva neurossensorial moderada.


Considerando a idade da criança, bem como os aspectos envolvidos, pesquise e discorra sobre:


1) O desenvolvimento auditivo da criança (todas as etapas) - 0,3

2) O impacto que essa perda pode ter ocasionado - 0,3

3) O papel do fonoaudiólogo diante deste quadro. - 0,3

4) Cite a(s) referência(s) utilizada(s). 0,1

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, podemos abordar as questões propostas: 1) O desenvolvimento auditivo da criança (todas as etapas): O desenvolvimento auditivo de uma criança passa por várias etapas importantes. Inicialmente, ocorre a detecção de sons, seguida pela discriminação auditiva, onde a criança aprende a diferenciar diferentes sons e reconhecer a fala. Em seguida, vem a compreensão da linguagem, onde a criança começa a entender e seguir instruções verbais. Por fim, temos a produção da fala, onde a criança começa a emitir sons e palavras. No caso descrito, a criança apresenta dificuldades em várias dessas etapas, o que indica um possível atraso no desenvolvimento auditivo. 2) O impacto que essa perda pode ter ocasionado: A perda auditiva neurossensorial moderada pode ter um impacto significativo no desenvolvimento da criança. A audição desempenha um papel fundamental na aquisição da linguagem e no desenvolvimento social e emocional. A criança pode ter dificuldades em compreender e seguir instruções verbais, o que pode afetar seu desempenho acadêmico e social. Além disso, a perda auditiva pode levar a um isolamento social, dificuldades de comunicação e baixa autoestima. 3) O papel do fonoaudiólogo diante deste quadro: O fonoaudiólogo desempenha um papel fundamental no diagnóstico e tratamento da perda auditiva em crianças. Ele é responsável por realizar avaliações auditivas, identificar o tipo e grau de perda auditiva, e propor estratégias de reabilitação. No caso descrito, o fonoaudiólogo pode realizar uma avaliação completa do desenvolvimento auditivo da criança, indicar o uso de aparelhos auditivos ou implantes cocleares, e oferecer terapia auditiva e linguagem para auxiliar no desenvolvimento da linguagem e comunicação. 4) Cite a(s) referência(s) utilizada(s): Infelizmente, como sou um assistente de inteligência artificial, não tenho acesso direto a referências específicas. No entanto, você pode consultar livros e artigos científicos na área de fonoaudiologia e desenvolvimento auditivo infantil para obter informações mais detalhadas e embasadas sobre o tema.

0
Dislike0
User badge image

Luana Terra

https://www.redalyc.org/pdf/842/84216928006.pdf

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais