Logo Passei Direto
Buscar
Uma das estratégias mais assertivas para uma companhia trabalhar de forma estruturada e com um planejamento administrativo mais enxuto e assertivo está na previsão de vendas. Logo, sobre os desdobramentos para a empresa, caso essa previsão seja de baixa qualidade, leia as afirmativas a seguir.


I - Falhas no atendimento, pois o que está na linha de produção pode não ser o suficiente para o cumprimento de todos os pedidos. Logo, os clientes recém-conquistados poderão ter uma experiência negativa já na primeira compra. Ao mesmo tempo, os clientes antigos, certamente relevarão qualquer atraso, já que confiam em sua empresa, não representando a eles uma falha de atendimento.
II - Um aumento do custo do estoque, já que a produção programada a partir da previsão de vendas se revelou superior à demanda de mercado. Por conseguinte, armazenagem, segurança, conferência e conservação são montantes que a empresa precisará agora assumir.
III - Aumento do preço de venda, já que a produção programada se revelou bem inferior à demanda. Por conseguinte, como há mercado, a companhia pode aumentar a sua lucratividade sobre o produto.
IV - Ganho na logística, principalmente se a companhia tem a sua rede própria de distribuição. Isto porque, com uma produção menor de produtos, serão, naturalmente, otimizados os espaços de estocagem.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

prova
13 pág.

UniCesumar

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I - Falhas no atendimento, pois o que está na linha de produção pode não ser o suficiente para o cumprimento de todos os pedidos. A afirmação menciona que os clientes antigos não representarão uma falha de atendimento, o que não é necessariamente verdade, pois até clientes antigos podem se frustrar com atrasos. Portanto, essa afirmativa é parcialmente verdadeira, mas a parte sobre os clientes antigos não é correta. II - Um aumento do custo do estoque, já que a produção programada a partir da previsão de vendas se revelou superior à demanda de mercado. Isso está correto, pois se a produção é maior do que a demanda, a empresa terá custos adicionais com armazenamento e manutenção do estoque. III - Aumento do preço de venda, já que a produção programada se revelou bem inferior à demanda. Isso também está correto, pois se a demanda é maior do que a oferta, a empresa pode aumentar os preços para maximizar a lucratividade. IV - Ganho na logística, principalmente se a companhia tem a sua rede própria de distribuição. Essa afirmativa é enganosa, pois uma produção menor pode não necessariamente resultar em ganho logístico. Na verdade, se a produção é insuficiente para atender a demanda, pode haver problemas logísticos, como atrasos nas entregas. Com base na análise, as afirmativas II e III estão corretas. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: nenhuma alternativa. Se precisar de mais informações ou se houver alternativas específicas, por favor, forneça-as!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Com base nas afirmativas apresentadas, podemos analisar os possíveis desdobramentos para a empresa caso a previsão de vendas seja de baixa qualidade: I - Falhas no atendimento: Se a previsão de vendas for imprecisa e a produção não for suficiente para atender a todos os pedidos, os clientes recém-conquistados podem ter uma experiência negativa na primeira compra. No entanto, os clientes antigos podem relevar qualquer atraso, pois já confiam na empresa. II - Aumento do custo do estoque: Se a produção programada com base na previsão de vendas for superior à demanda de mercado, a empresa terá um aumento nos custos relacionados ao armazenamento, segurança, conferência e conservação do estoque. III - Aumento do preço de venda: Se a produção programada for inferior à demanda, a empresa pode aumentar o preço de venda para aproveitar a escassez de produtos no mercado, o que pode levar a um aumento na lucratividade. IV - Ganho na logística: Se a empresa possui uma rede própria de distribuição e a produção for menor, haverá uma otimização dos espaços de estocagem, o que pode resultar em ganhos na logística. É importante ressaltar que essas são possibilidades de desdobramentos com base nas afirmativas apresentadas, mas cada empresa pode ter suas particularidades e outros fatores a serem considerados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

prova
13 pág.

UniCesumar

Mais perguntas desse material

Ao final de cada estação (outono, primavera, inverno, verão) ou mesmo após as principais datas comemorativas (Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal etc.), é bastante comum nos depararmos, nos shoppings, com cartazes ou mesmo vitrines pintadas em letras garrafais e cores quentes com enunciados dizendo Sale Off. Levando em conta esta situação, assinale a alternativa que melhor diferencia a promoção da promoção de vendas:


a. Promoção de vendas consiste no estudo e determinação de estratégias de vendas, para que o seu par tático, a promoção, efetive a comunicação e o convencimento do público-alvo de determinado produto ou serviço por meio do preço.
b. Preço e promoção são elementos sinônimos, já que é dela que parte toda a definição tática para que a promoção de vendas entre em cena, valendo-se de estímulos vários, inclusive o preço, para atingir determinado público consumidor.
c. Promoção implica, por si só, em promover, não necessariamente por meio do preço, ao passo que a promoção de vendas consiste em uma tática, a qual se vale de artifícios, dentre os quais o próprio preço, para buscar estímulos de vendas, sendo direcionada a um público-alvo específico.
d. Promoção implica em redução de preços, com vistas a tornar atrativo um produto ou serviço a um público-alvo, o qual, sem essa estratégia, não se sentiria motivado à compra, ao passo que a promoção de vendas se resume à publicização de produtos ou serviços.
e. Promoção e promoção de vendas são elementos antagônicos entre si, já que promover se restringe a anunciar, ao passo que promover a venda implica, necessariamente em redução de preços, de modo a afetar o público-alvo.

A confusão dos conceitos de vendas e marketing é bastante frequente, assim como as áreas marketing e propaganda ou comunicação e merchandising. Isto tudo em função do desgaste da palavra marketing, que é utilizada inapropriadamente como sinônimo de termos divergentes. A partir desta premissa, analise as afirmacoes a seguir.

I. O marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros.
II. O marketing abarca desde as necessidades e desejos do consumidor até o processo de transação (compra e venda) em si. Logo, considerar o marketing como simples atividade, ferramenta ou departamento organizacional é reduzir ou anular a sua eficácia
III. O processo de vender está inserido no pensamento de marketing, sendo uma tática a ser trabalhada no plano mercadológico. O seu ponto-chave: as transações comerciais que não ocorreriam sem o esforço de persuasão da empresa.
IV. Podemos definir o marketing como um composto mercadológico que estuda as variáveis organizacionais para empregar táticas de vendas mais eficazes e direcionadas, ao passo que o processo de vender não está inserido no pensamento de marketing, consistindo em uma tática a ser trabalhada no plano mercadológico.

É correto o que se afirma em:

Escolha uma:
a. Apenas III e IV.
b. Apenas I e II.
c. I, II, III e IV.
d. Apenas I, II e III.
e. Apenas II, III e IV.


a. Apenas III e IV.
b. Apenas I e II.
c. I, II, III e IV.
d. Apenas I, II e III.
e. Apenas II, III e IV.

Além da apuração das filosofias organizacionais, um outro passo de extrema de importância, em se tratando de planejamento, é a definição do negócio da empresa. Elencar informações básicas estruturadas sobre uma companhia representa o vislumbre de possíveis decisões racionais e confiáveis para uma empreitada estratégica. Neste sentido, assinale, dentre as alternativas a seguir, a que revela fatores críticos na busca pelo autoconhecimento organizacional junto ao seu público externo.
Escolha uma:
a. Valor agregado dos produtos oferecidos; qualidade; diversificação de portfólio; imagem da marca; preço baixo; capacidade de reação às demandas propostas pelo mercado.
b. Preço; serviço ou atrativos agregados oferecidos; qualidade; mix de produtos; imagem do produto; imagem da organização; capacidade de reação rápida às necessidades do mercado.
c. Preço; serviço ou atrativos agregados do concorrente; qualidade; portfólio de produtos; imagem da marca; acompanhamento dos anseios do mercado.
d. Qualidade dos produtos e/ou serviços; posicionamento de preço; domínio da concorrência e acompanhamento das ações dela; imagem da empresa; mix de produtos; capacidade de entrega rápida às demandas do mercado.
e. Todas as alternativas estão corretas.


a. Valor agregado dos produtos oferecidos; qualidade; diversificação de portfólio; imagem da marca; preço baixo; capacidade de reação às demandas propostas pelo mercado.
b. Preço; serviço ou atrativos agregados oferecidos; qualidade; mix de produtos; imagem do produto; imagem da organização; capacidade de reação rápida às necessidades do mercado.
c. Preço; serviço ou atrativos agregados do concorrente; qualidade; portfólio de produtos; imagem da marca; acompanhamento dos anseios do mercado.
d. Qualidade dos produtos e/ou serviços; posicionamento de preço; domínio da concorrência e acompanhamento das ações dela; imagem da empresa; mix de produtos; capacidade de entrega rápida às demandas do mercado.
e. Todas as alternativas estão corretas.

Podemos dividir o microambiente de uma organização em interno e externo, os quais sofrem a influência de alguns agentes e podem ou não estar sob o controle exclusivo da empresa. Por outro lado, o microambiente faz parte de um composto ainda mais amplo, mais universal e global, com características mais generalizadas, denominado de macroambiente. Partindo destas premissas, associe corretamente os elementos da coluna numerada com as suas respectivas definições.

( 1 ) Microambiente exter


( 1 ) Microambiente externo
( 2 ) Microambiente interno
( 3 ) Macroambiente

A sequência correta para a resposta da questão é:


a. 2, 1, 1, 3, 1.
b. 1, 2, 3, 1, 3.
c. 3, 2, 1, 1, 3.
d. 2, 2, 1, 3, 3.
e. 1, 2, 1, 3, 1.

Mais conteúdos dessa disciplina