Buscar

Considere os julgamentos proferidos pelo Supremo Tribunal Federal a respeito da eficácia liberatória do termo de conciliação, assim como a submissã...

Considere os julgamentos proferidos pelo Supremo Tribunal Federal a respeito da eficácia liberatória do termo de conciliação, assim como a submissão da pretensão da Comissão de Conciliação Prévia como requisito para ajuizamento de reclamação trabalhista, e marque a alternativa correta:


Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, a eficácia liberatória prevista no art. 625-E da CLT abrange somente aquilo que foi objeto da conciliação.
Ao julgar a ADI nº 2.139, 2.160 e 2.237, o Supremo Tribunal Federal entendeu que a eficácia geral liberatória do termo de conciliação, prevista no art. 625-E, parágrafo único, da CLT não permite quitação geral e indiscriminada de todas as verbas, mas, tão somente, as verbas que foram objeto da conciliação. Registra-se que não houve declaração de inconstitucionalidade do referido artigo, e sim apenas se conferiu interpretação sistemática ao dispositivo.
Em oportunidade de julgamento sobre a eficácia geral liberatória, antes de decisão proferida pelo STF, o Superior Tribunal do Trabalho se posicionou pela eficácia liberatória geral do termo de conciliação feita pela Comissão de Conciliação Prévia nos casos em que não há ressalvas a direitos no termo de conciliação, independentemente do motivo da rescisão (com ou sem justa causa).
Em qualquer caso ou modalidade de dispensa, não há necessidade e não é requisito para aplicação de eficácia liberatória geral que o trabalhador esteja acompanhado de advogado para realização de acordo, na Comissão de Conciliação Prévia, entre empregado e empregador.
O STF também se posicionou pela inconstitucionalidade do art. 625-D, pois contraria a Constituição se reconhecesse a submissão da pretensão da Comissão de Conciliação Prévia como requisito obrigatório para ajuizamento de reclamação trabalhista e apresenta-se como óbice ao imediato acesso ao Poder Judiciário por escolha do próprio cidadão.

Essa pergunta também está no material:

TESTES
11 pág.

Solução de Conflitos Faculdade FortiumFaculdade Fortium

Respostas

2 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, a eficácia liberatória prevista no art. 625-E da CLT abrange somente aquilo que foi objeto da conciliação. Ao julgar a ADI nº 2.139, 2.160 e 2.237, o Supremo Tribunal Federal entendeu que a eficácia geral liberatória do termo de conciliação, prevista no art. 625-E, parágrafo único, da CLT não permite quitação geral e indiscriminada de todas as verbas, mas, tão somente, as verbas que foram objeto da conciliação. Registra-se que não houve declaração de inconstitucionalidade do referido artigo, e sim apenas se conferiu interpretação sistemática ao dispositivo. Em oportunidade de julgamento sobre a eficácia geral liberatória, antes de decisão proferida pelo STF, o Superior Tribunal do Trabalho se posicionou pela eficácia liberatória geral do termo de conciliação feita pela Comissão de Conciliação Prévia nos casos em que não há ressalvas a direitos no termo de conciliação, independentemente do motivo da rescisão (com ou sem justa causa). Em qualquer caso ou modalidade de dispensa, não há necessidade e não é requisito para aplicação de eficácia liberatória geral que o trabalhador esteja acompanhado de advogado para realização de acordo, na Comissão de Conciliação Prévia, entre empregado e empregador. O STF também se posicionou pela inconstitucionalidade do art. 625-D, pois contraria a Constituição se reconhecesse a submissão da pretensão da Comissão de Conciliação Prévia como requisito obrigatório para ajuizamento de reclamação trabalhista e apresenta-se como óbice ao imediato acesso ao Poder Judiciário por escolha do próprio cidadão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image