Buscar

Paciente do gênero feminino, 50 anos, apresentou alteração no leucograma em razão da septicemia grave com bactéria de difícil tratamento (resistent...

Paciente do gênero feminino, 50 anos, apresentou alteração no leucograma em razão da septicemia grave com bactéria de difícil tratamento (resistente) após ter sido internada para realização de cateterismo. Os resultados foram os seguintes: leucócitos totais 45.500/µL, 500/µL de blastos, 2.000/µL de promielócitos, 9.000/µL entre metamielócitos e neutrófilos bastonados, 20.000/µL de neutrófilos segmentados e hipersegmentados alguns com granulação tóxica, 14.000/µL foram compostos pelos demais leucócitos maduros que completam o leucograma, apresentando linfopenia, basopenia e monocitose, eosinófilos normais. Eritrograma e plaquetograma normais. Com base no quadro clínico da paciente, assinale a alternativa correta quanto à interpretação.

A. 

Quadro de reação leucemoide com desvio à esquerda em razão de infecção bacteriana.

B. 

Quadro de malignidade, como leucemia, em razão do desvio à esquerda (presença de blastos, promielócitos e metamielócitos). 

C. 

Quadro de reação leucemoide, sem desvio à esquerda ou resposta escalonada, decorrente de desenvolvimento de malignidade.

D. 

Quadro de leucopenia em razão da diminuição dos linfócitos, basófilos e demais leucócitos maduros. 

E. 

Quadro de leucocitose característico de leucemia com presença de hiato leucêmico.



💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nos resultados apresentados no leucograma da paciente, a alternativa correta é a letra A) Quadro de reação leucemoide com desvio à esquerda em razão de infecção bacteriana. Isso ocorre devido à presença de um alto número de leucócitos totais, blastos, promielócitos, metamielócitos e neutrófilos bastonados, indicando uma resposta inflamatória intensa causada pela septicemia grave com bactéria resistente.

0
Dislike0
User badge image

Paulo Henrique Gomes

A alternativa correta é a letra A. O quadro clínico da paciente é de leucocitose, bem característico de reação leucemoide em razão de resposta reacional excessiva à infecção bacteriana grave após realização de procedimento. Não é um quadro de malignidade ou leucemia, embora tenha presença de blastos. Há desvio à esquerda com resposta escalonada e não há hiato leucêmico. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais