Buscar

Questão 8: Explique a importância do consumo de oxigênio pós-exercício (EPOC) e como ele contribui para o gasto energético total.

Essa pergunta também está no material:

Estudo dirigido - Fisiologia do Exercício
1 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O consumo de oxigênio pós-exercício (EPOC) é a quantidade de oxigênio que o corpo continua a consumir após o término de um exercício físico intenso. Ele desempenha um papel importante no gasto energético total, pois contribui para o aumento do metabolismo basal e do gasto calórico. Durante o exercício, o corpo utiliza o oxigênio para produzir energia e suprir as demandas musculares. Após o exercício, o EPOC ocorre para restaurar o equilíbrio metabólico do organismo, reabastecendo os estoques de oxigênio, removendo metabólitos acumulados e reparando os tecidos musculares danificados durante o treino. Esse processo de recuperação pós-exercício requer energia adicional, o que resulta em um aumento do gasto energético total. O EPOC pode variar de acordo com a intensidade e duração do exercício, sendo mais pronunciado em atividades de alta intensidade e longa duração. Portanto, o EPOC contribui para o gasto energético total, auxiliando na queima de calorias mesmo após o término do exercício. Isso pode ser benéfico para quem busca a perda de peso ou o controle do peso corporal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais