Buscar

2. Suponha que um cervejeiro artesanal plante o próprio trigo de sua cerveja. No entanto, no campo ao lado, um vinhedo começou a usar um pesticida ...

2. Suponha que um cervejeiro artesanal plante o próprio trigo de sua cerveja. No entanto, no campo ao lado, um vinhedo começou a usar um pesticida que, como efeito colateral, acaba matando a parte mais próxima do trigo do cervejeiro, gerando a este prejuízo de 300 reais. Caso o vinhedo use um pesticida mais caro, que tem o mesmo efeito, ele teria de dispender 400 reais. Tendo em vista que o terreno do trigo pertence ao cervejeiro, imaginando (i) custos de transação desprezíveis; (ii) custos de transação no valor de 150 reais, o que acontecerá, segundo o Teorema de Coase?


a) Na situação (i), o cervejeiro seria compensado em pouco mais de 300 reais, enquanto o vinhedo continuaria comprando o pesticida barato. Na situação (ii), o cervejeiro obrigaria o vinhedo a comprar o pesticida mais caro.
b) Em ambas as situações, o equilíbrio de mercado é eficiente de Pareto.
c) Na situação (i) e na situação (ii), o cervejeiro obrigaria o vinhedo a comprar o pesticida mais caro, por estar tendo seu direito de propriedade violado pelo vinhedo.
d) Na situação (i), o cervejeiro obrigaria o vinhedo a comprar o pesticida mais caro. Na situação (ii), o cervejeiro teria de aceitar a perda de parte de seu trigo.

Essa pergunta também está no material:

Prova
5 pág.

Gestao de Frotas Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o Teorema de Coase, em uma situação de direitos de propriedade bem definidos e custos de transação baixos, as partes envolvidas podem chegar a um acordo eficiente para resolver o problema. No caso apresentado, se o cervejeiro possui o direito de propriedade sobre o terreno onde o trigo é cultivado, ele pode negociar com o vinhedo para que este compre o pesticida mais caro, evitando assim a morte do trigo e o prejuízo de 300 reais. Na situação (i), em que os custos de transação são desprezíveis, o cervejeiro seria compensado em pouco mais de 300 reais e o vinhedo continuaria comprando o pesticida barato. Na situação (ii), em que os custos de transação são de 150 reais, o cervejeiro poderia obrigar o vinhedo a comprar o pesticida mais caro para evitar a perda de parte do trigo. Portanto, a alternativa correta é a letra A) Na situação (i), o cervejeiro seria compensado em pouco mais de 300 reais, enquanto o vinhedo continuaria comprando o pesticida barato. Na situação (ii), o cervejeiro obrigaria o vinhedo a comprar o pesticida mais caro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais