Buscar

O extrato bancário da empresa Tal S/A apresenta os dados a seguir: 01/01/x1 – Depósito bancário em cheque (48hrs), conforme recibo 112233 – R$ 50.0...

O extrato bancário da empresa Tal S/A apresenta os dados a seguir: 01/01/x1 – Depósito bancário em cheque (48hrs), conforme recibo 112233 – R$ 50.000,00. No razão da conta Bancos Conta Movimento na contabilidade da empresa, não consta este depósito nesta data, pois ele foi feito em cheque com tempo de compensação de 48 horas. Já no razão da conta Caixa, há o referido depósito lançado na data de 01/01/x1, cuja contrapartida foi a conta de Depósitos em cheques a Compensar. Considere que você está efetuando a conciliação financeira da entidade. Assinale a alternativa que contém uma afirmação correta sobre os procedimentos de conciliação a serem executados.


a) Não há nada a fazer, pois os saldos do controle bancário e o razão da conta Caixa estão iguais, não apresentando inconsistências.
b) Deve ser corrigido o lançamento contábil utilizando a conta Bancos Conta Movimento ao invés da conta Caixa.
c) Deve ser feito o estorno do lançamento contábil sendo este relançado na data de 03/01/x1, quando os cheques depositados foram compensados.
d) Deve ser feita uma notificação ao banco para que seja feita a correção do saldo na conta bancária na data de 01/01/x1.
e) Deve ser anotado no papel de trabalho que a diferença de saldo entre o controle interno e o razão do banco se deve a cheques não compensados.

Essa pergunta também está no material:

Av2 - Práticas Contábeis III
4 pág.

Práticas Contábeis Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) Deve ser feito o estorno do lançamento contábil sendo este relançado na data de 03/01/x1, quando os cheques depositados foram compensados. Nesse caso, o depósito em cheque foi lançado erroneamente na conta Caixa, quando na verdade deveria ter sido lançado na conta de Depósitos em cheques a Compensar. Portanto, é necessário fazer o estorno desse lançamento e relançá-lo na data correta, quando os cheques forem compensados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais