Buscar

Questão 1/10 - Política Comparada Leia com atenção esta indagação feita por Marenco dos Santos (2012, p. 203): “Por que comparar? Todo comparatista...

Questão 1/10 - Política Comparada
Leia com atenção esta indagação feita por Marenco dos Santos (2012, p. 203): “Por que comparar? Todo comparatista possui uma resposta -padrão para esta interrogação: diante da impossibilidade de recorrer a métodos experimentais que permitam o isolamento de variáveis e a repetição de testes, compara-se como recurso para identificar regularidades, baseando-se no cânone milliano, no método das semelhanças e das diferenças ou na observação de variações concomitantes”.

Fonte: SANTOS, André Marenco dos. Quando comparamos para explicar: desenhos de pesquisa e sequências temporais na investigação de instituições políticas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 27, n. 80, p. 203-217, out. 2012.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina Política Comparada, examine se os enunciados abaixo são verdadeiros (V) ou falsos (F), e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta

( ) Entre os objetivos da Política Comparada, está o de incluir o estudo de sociedades não ocidentais na Ciência Política.
( ) Entre os objetivos da Política Comparada, está o de produzir descrições realistas a respeito de como os sistemas políticos nacionais funcionam, indo além da análise formalista de leis e instituições.
( ) Entre os objetivos da Política Comparada, está o de produzir teorias normativas a respeito de qual a melhor forma de governo e de sistema político.
( ) Entre os objetivos da Política Comparada, está o de expandir a análise para além do tema “Estado”, incluindo outros conceitos, como os de cultura política e de socialização política.
Nota: 10.0

A V, V, F, V
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Almond e Powell Jr. (1972) elencam quatro objetivos iniciais da Política Comparada: (i) ir além do que os antigos estudos comparados realizavam, sobre as estruturas do governo comparado, levando em conta as análises sobre o mundo não ocidental; (ii) A busca do realismo, ir além da preocupação com as leis, instituições e ideias (prática em vez de princípio); (iii) A busca de precisão – ou tentativa de – nas análises com base em estudos empíricos; (iv) A busca de uma nova ordem intelectual, em contraponto ao paradigma existente anteriormente, que se baseava em conceitos tradicionais como “Estado”, “representação” e “constituição” em suas análises para, com o estabelecimento da Política Comparada, valer-se de novos conceitos: “cultura política, papel político, socialização política”. FONTE: Material para impressão (aula 3, p. 4-5).

B V, V, F, F

C F, V, V, F

D V, V, V, V

E F, F, F, F


A V, V, F, V
B V, V, F, F
C F, V, V, F
D V, V, V, V
E F, F, F, F

Essa pergunta também está no material:

apol 1 tentativa 2 Politica Comparada
10 pág.

Política Comparada Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A sequência correta é: A) V, V, F, V

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais