Buscar

Como podemos observar no Quadro 3 anterior, o Present Continuous é um tempo verbal composto, pois são utilizados dois verbos: verbo be + verbo no g...

Como podemos observar no Quadro 3 anterior, o Present Continuous é um tempo verbal composto, pois são utilizados dois verbos: verbo be + verbo no gerúndio (-ing). Quando falamos em gerúndio e usamos a terminação -ing em Língua Inglesa, isso equivale em Língua Portuguesa ao “-ando”, “-endo”, “-indo”, como em fazendo, comendo e dormindo. O que facilita é que na Língua Inglesa temos uma única terminação de gerúndio (-ing).
Então se dizemos “He’s traveling now”, significa que “Ele está viajando agora”. Essa é uma sentença afirmativa. Se quisermos dizê-la de forma negativa, será “He isn’t traveling now” (“Ele não está viajando agora”), ou seja, basta acrescentarmos not à conjugação do verbo be. E a interrogação? Fica: “Is he traveling now?” (“Ele está viajando agora?”). Como vemos, basta inverter a ordem de sujeito e verbo be.
No caso das interrogações, também é possível fazer uso de palavras interrogativas, como why, who, what. Exemplificando: “Why is he traveling?”; “Who is he going with?”; “What is he doing there?” (“Por que ele está viajando?”; “Com que ele está indo?”; “O que ele está fazendo lá?”).
Nas sentenças afirmativas, podem ser usadas as full forms (“formas completas”) ou as contracted forms (“formas contraídas”) do verbo be, como mostrado no Quadro acima. Isso também pode ser feito nas negativas, no caso do I: am not ou ‘m not, do you/we/they: are not ou aren’t e do he/she/it: is not ou isn’t. No caso das respostas curtas com Yes, apenas a forma completa pode ser empregada.


Yes, it is.
No, it isn’t.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, o Present Continuous é um tempo verbal composto que utiliza o verbo "be" seguido do verbo no gerúndio (-ing). Na forma afirmativa, basta utilizar a conjugação correta do verbo "be" seguido do verbo no gerúndio para expressar uma ação que está acontecendo no momento. Na forma negativa, adicionamos "not" após o verbo "be". Na forma interrogativa, invertemos a ordem do sujeito e do verbo "be". Também é possível utilizar palavras interrogativas, como why, who, what, para formular perguntas. Nas respostas curtas, utilizamos a forma completa do verbo "be" com "Yes" ou "No".

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando