Logo Passei Direto
Buscar
Durante a síntese e a degradação das proteínas, os aminoácidos que não forem necessários à produção de novas proteínas sofrerão degradação oxidativa; quando há uma ingestão muito superior à demanda corporal, os aminoácidos são degradados, pois não podem ser armazenados; durante jejum excessivo ou na diabetes melito, quando os aminoácidos estão inacessíveis ou não conseguem ser utilizados adequadamente, as proteínas corporais são catabolizadas como forma de energia. Nessas situações, os aminoácidos perdem seus grupos amino e os α-cetoácidos (“esqueletos de carbono”) podem sofrer oxidação a CO2 e H2O e serem eliminados por qual das vias?


a) Ciclo da ureia.
b) Ciclo de Krebs.
c) Ciclo da ureia.
d) Via das pentoses.
e) Via glicolítica.
f) Ciclo de Lynen.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa a) Ciclo da ureia. Durante a degradação dos aminoácidos, os grupos amino são removidos e os α-cetoácidos resultantes podem ser oxidados no ciclo da ureia, que ocorre no fígado, para a produção de ureia, que é eliminada na urina.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Rosemary Santos Silva

há 2 anos

e

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As reações químicas do metabolismo estão organizadas em vias metabólicas, que são sequências de reações em que o produto de uma reação é utilizado como reagente na reação seguinte. Diferentes enzimas catalisam diferentes passos de vias metabólicas, agindo de forma sincronizada de modo a não interromper o fluxo nessas vias. As enzimas são vitais para o metabolismo porque permitem a realização de reações desejáveis, mas termodinamicamente desfavoráveis, ao acoplá-las a reações mais favoráveis. Assim, considerando a teoria enzimática, é possível afirmar que: a. Enzimas são totalmente consumidas durante as reações. b. O conceito chave-fechadura demonstra a ação de todos os tipos de reações enzimáticas. c. As enzimas são, em sua maioria, elementos carbônicos. d. As reações enzimáticas não podem ser inibidas. e. Existem enzimas que necessitam de moléculas orgânicas e inorgânicas auxiliares para exercer sua função. Sobre o esquema a seguir, assinale a alternativa correta. [image] a. O esquema está incorreto, pois a diminuição de insulina não provoca aumento da lipólise. b. O esquema está incorreto, pois o glucagon não estimula a glicogenólise. c. O esquema está correto, a ação destes dois hormônios é antagônica. d. O esquema está correto, o glucagon é liberado pelo pâncreas no período absortivo e estimula os processos descritos. e. O esquema está correto, a diminuição de insulina ocorre no período absortivo e estimula os processos descritos.

Considera-se um caso hipotético de um homem de 65 anos de idade que comparece ao consultório para exames de rotina, sem queixa de dor, febre ou qualquer outro sintoma. Entre as dosagens sanguíneas solicitadas, observa-se:
AST/TGO – 87 U/L (referência – 12 - 48 U/L)
ALT/TGP – 92 U/L (referência – 3 – 55 U/L)
Considerando esses resultados, podemos supor que o sujeito esteja com:


Alguma lesão hepática.
Alguma lesão renal.
Alguma lesão cardíaca.
Alguma lesão motora.
Alguma lesão pancreática.

Mais conteúdos dessa disciplina