Logo Passei Direto
Buscar

Bioquímica

Colégio Objetivo
Kwashiorkor se refere a uma doença resultante da ingestão inadequada de proteínas, que se caracteriza pela presença de edema, irritabilidade, anorexia, dermatoses ulceradas e hepatomegalia, causada pelo acúmulo de gordura no fígado. Essa desordem foi nomeada pelo pediatra jamaicano Cicely Williams, apresentando-o à comunidade médica em um artigo de sua autoria publicado no ano de 1935. Seu nome foi originado de um dos dialetos de Gana, país da África, e significa “mal do filho mais velho”, pois costuma ocorrer quando a criança era desmamada e alimentada com muito carboidrato e pouca proteína. Tipicamente, essa condição é observada em indivíduos que vivem em regiões muito pobres, onde há escassez de alimentos proteicos. Isso porque as proteínas são sintetizadas a partir de 20 aminoácidos, sendo que desses, nove são considerados essenciais. De acordo com o enunciado, assinale a alternativa correta:

a. Aminoácido essencial é aquele sintetizado a partir da glicose.
b. Aminoácido essencial é aquele sintetizado endogenamente.
c. Aminoácido essencial é aquele sintetizado a partir de outro aminoácido.
d. Aminoácido essencial é aquele que o organismo não consegue utilizá-lo.
e. Aminoácido essencial é aquele que precisa ser adquirido pela dieta.
User badge image
Discussões sobre Bioquímica I

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à pergunta sobre aminoácidos essenciais, precisamos entender o que caracteriza um aminoácido essencial. Os aminoácidos essenciais são aqueles que o organismo não consegue sintetizar por conta própria e, portanto, precisam ser obtidos através da dieta. Vamos analisar as alternativas: a) Aminoácido essencial é aquele sintetizado a partir da glicose. - Incorreto, pois aminoácidos essenciais não são sintetizados pelo organismo. b) Aminoácido essencial é aquele sintetizado endogenamente. - Incorreto, já que os aminoácidos essenciais não são sintetizados pelo corpo. c) Aminoácido essencial é aquele sintetizado a partir de outro aminoácido. - Incorreto, pois isso se refere a aminoácidos não essenciais. d) Aminoácido essencial é aquele que o organismo não consegue utilizá-lo. - Incorreto, pois os aminoácidos essenciais são utilizados pelo organismo, mas precisam ser obtidos da dieta. e) Aminoácido essencial é aquele que precisa ser adquirido pela dieta. - Correto, pois define exatamente o que são os aminoácidos essenciais. Portanto, a alternativa correta é: e) Aminoácido essencial é aquele que precisa ser adquirido pela dieta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As reações químicas do metabolismo estão organizadas em vias metabólicas, que são sequências de reações em que o produto de uma reação é utilizado como reagente na reação seguinte. Diferentes enzimas catalisam diferentes passos de vias metabólicas, agindo de forma sincronizada de modo a não interromper o fluxo nessas vias. As enzimas são vitais para o metabolismo porque permitem a realização de reações desejáveis, mas termodinamicamente desfavoráveis, ao acoplá-las a reações mais favoráveis. Assim, considerando a teoria enzimática, é possível afirmar que: a. Enzimas são totalmente consumidas durante as reações. b. O conceito chave-fechadura demonstra a ação de todos os tipos de reações enzimáticas. c. As enzimas são, em sua maioria, elementos carbônicos. d. As reações enzimáticas não podem ser inibidas. e. Existem enzimas que necessitam de moléculas orgânicas e inorgânicas auxiliares para exercer sua função. Sobre o esquema a seguir, assinale a alternativa correta. [image] a. O esquema está incorreto, pois a diminuição de insulina não provoca aumento da lipólise. b. O esquema está incorreto, pois o glucagon não estimula a glicogenólise. c. O esquema está correto, a ação destes dois hormônios é antagônica. d. O esquema está correto, o glucagon é liberado pelo pâncreas no período absortivo e estimula os processos descritos. e. O esquema está correto, a diminuição de insulina ocorre no período absortivo e estimula os processos descritos.

Considera-se um caso hipotético de um homem de 65 anos de idade que comparece ao consultório para exames de rotina, sem queixa de dor, febre ou qualquer outro sintoma. Entre as dosagens sanguíneas solicitadas, observa-se:
AST/TGO – 87 U/L (referência – 12 - 48 U/L)
ALT/TGP – 92 U/L (referência – 3 – 55 U/L)
Considerando esses resultados, podemos supor que o sujeito esteja com:


Alguma lesão hepática.
Alguma lesão renal.
Alguma lesão cardíaca.
Alguma lesão motora.
Alguma lesão pancreática.

Mais conteúdos dessa disciplina