Buscar

Quanto vale uma informação? No dia 2 de junho último, o WikiLeaks anunciou que pagaria 100 mil dólares (em torno de 310 mil reais) a quem desse ace...

Quanto vale uma informação? No dia 2 de junho último, o WikiLeaks anunciou que pagaria 100 mil dólares (em torno de 310 mil reais) a quem desse acesso à íntegra dos termos da Parceria Comercial Transpacífico (TPP). Hoje sob sigilo, a negociação entre Estados Unidos e países da região do oceano Pacífico é considerada o maior e mais abrangente acordo comercial da história. Saber o que cada país exige e oferece, e quais concessões foram feitas por Washington, é material de alto interesse jornalístico. Repórteres das principais empresas de mídia do planeta tentam romper o cerco imposto pelos negociadores até que o acordo seja aprovado pelos respectivos Legislativos. O WikiLeaks quer cortar caminho. Em vez de seguir o método profissional na apuração de notícias, jornalistas convencem fontes a tornar públicas informações, ou por elas são procurados com o mesmo objetivo. A organização criada em 2006 pelo ativista Julian Assange sacou o talão de cheques. Ou pelo menos instou seus simpatizantes a fazerem isso, já que o total declarado será obtido via financiamento coletivo, doações de interessados no vazamento das informações. A ação agitou o mundo do jornalismo profissional por mexer num dos cânones mais antigos da profissão, respeitado pelos principais veículos do mundo, ao menos os mais sérios: não se dá dinheiro em troca de informação. O WikiLeaks tem uma agenda e milita por ela - desde junho último, acenando com um punhado de dólares para os interessados em lutar pela mesma causa.

(V) Trata-se de um texto opinativo a respeito da atuação jornalística do WikiLeaks e sua base é argumentativa, uma vez que apresenta um ponto de vista sustentado por supostos fatos apurados pelo jornalista.
(V) Trata-se de um artigo, pois demonstra a postura do autor/articulista diante de um fato da atualidade considerado relevante para o perfil dos leitores da revista.
(F) Trata-se de um texto informativo, dada a objetividade pela qual investiga tema de alta relevância, constituindo-se em uma reportagem.

Essa pergunta também está no material:

QUESTÕES OBJETIVAS DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
122 pág.

Comunicação e Linguagem Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com as informações fornecidas, o texto em questão é opinativo e argumentativo, apresentando um ponto de vista sustentado por supostos fatos apurados pelo jornalista. Portanto, a alternativa correta é a primeira: (V) Trata-se de um texto opinativo a respeito da atuação jornalística do WikiLeaks e sua base é argumentativa, uma vez que apresenta um ponto de vista sustentado por supostos fatos apurados pelo jornalista.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais