Buscar

A figura a seguir representa a importância da higienização das mãos para uma assistência segura. Uma assistência limpa é uma assistência mais segu...

A figura a seguir representa a importância da higienização das mãos para uma assistência segura.

Uma assistência limpa é uma assistência mais segura – Clean care is safer care (Aliança Mundial para a Segurança do Paciente/OMS)

Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segurança do paciente. Higienização das mãos. Brasília: Ministério da Saúde. 100 p.

O Desafio Global para Segurança do Paciente, elemento essencial da Aliança Mundial para Segurança do Paciente, propôs a criação de um ambiente no qual a segurança da assistência reúne o conhecimento de especialistas e líderes nas áreas de higienização das mãos, segurança na administração de medicamentos parenterais, procedimentos cirúrgicos, transfusão de hemocomponentes e cuidados com o ambiente. O tópico escolhido para o primeiro Desafio Global para a Segurança do Paciente foi: infecções relacionadas à assistência à saúde, que ocorrem em todos os países (desenvolvidos ou em desenvolvimento) e estão entre as principais causas de morte e de aumento da morbidez em doentes hospitalizados”.

Fonte: CARRARA, D.; SALLES, C. L. S. Cuidado limpo, cuidado seguro. In: PEDREIRA, M. L. G.; HARADA, M. J. C. S. (Org.). Enfermagem dia a dia: segurança do paciente. São Caetano do Sul: Yendis, 2009. p. 97-108.

Entre as medidas adotadas pelos profissionais de saúde, a higienização das mãos corresponde à ação mais simples e eficaz voltada ao combate às infecções relacionadas à assistência à saúde. No que diz respeito a este procedimento, podemos dizer que:


I- A microbiota transitória da pele é formada por microrganismos que se multiplicam na pele, colonizando-a sempre.
II- Os microrganismos que fazem parte da microbiota transitória podem ser totalmente removidos da pele através da higienização das mãos com água e sabão com antisséptico.
III- A técnica de higienização das mãos com produto a base de álcool é mais eficaz se utilizada simultaneamente com um sabão antisséptico.
IV- Alguns microrganismos, como os enterococos, podem sobreviver em superfícies e em condições adversas por até sete dias, podendo contaminar as mãos dos profissionais de saúde quando em contato com estas superfícies.

Essa pergunta também está no material:

AVA1 E 2 PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO EM INSTITUIÇÃO DE SAUDE
16 pág.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, podemos dizer que: I- A microbiota transitória da pele é formada por microrganismos que se multiplicam na pele, colonizando-a sempre. (Falso) II- Os microrganismos que fazem parte da microbiota transitória podem ser totalmente removidos da pele através da higienização das mãos com água e sabão com antisséptico. (Falso) III- A técnica de higienização das mãos com produto a base de álcool é mais eficaz se utilizada simultaneamente com um sabão antisséptico. (Falso) IV- Alguns microrganismos, como os enterococos, podem sobreviver em superfícies e em condições adversas por até sete dias, podendo contaminar as mãos dos profissionais de saúde quando em contato com estas superfícies. (Verdadeiro)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais