Buscar

7) Os fenômenos El Niño e La Niña alteram o clima de forma natural. Com suas palavras, descreva algumas consequências desses fenômenos.

Essa pergunta também está no material:

CLIMA TEMPO AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA 1 SÉRIE NEM
1 pág.

Geografia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa CatarinaInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Os fenômenos El Niño e La Niña são eventos naturais que ocorrem no Oceano Pacífico e têm impacto significativo no clima global. Aqui estão algumas consequências desses fenômenos: 1) El Niño: Durante o El Niño, as águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial se aquecem, o que pode levar a mudanças climáticas em várias partes do mundo. Algumas consequências incluem: - Aumento das chuvas em algumas regiões, como o sul do Brasil e o Peru, resultando em inundações. - Secas em outras áreas, como a Austrália e partes da África, devido à diminuição das chuvas. - Alterações nos padrões de vento, o que pode afetar a pesca e a navegação marítima. 2) La Niña: Durante a La Niña, as águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial se resfriam, o que também pode causar mudanças climáticas em várias partes do mundo. Algumas consequências incluem: - Aumento das chuvas em algumas regiões, como o nordeste do Brasil e partes da África Oriental, resultando em enchentes. - Secas em outras áreas, como o sudoeste dos Estados Unidos e partes da América do Sul, devido à diminuição das chuvas. - Fortalecimento dos ventos alísios, o que pode influenciar a formação de furacões no Atlântico. É importante ressaltar que essas são apenas algumas das consequências possíveis desses fenômenos e que os efeitos podem variar de acordo com a região afetada.

0
Dislike0
User badge image

Fernanda Santos

O El Niño provoca secas severas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, enquanto o La Niña favorece a formação de chuvas nessas mesmas regiões. Já a região Sul do Brasil experimenta maiores volumes de chuva durante o El Niño e, de forma contrária, menores volumes pluviométricos no período de ocorrência do La Niña.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais