Buscar

Atualmente, a temática “rejeitos do beneficiamento mineral” tem sido discutida com frequência pela indústria e pela sociedade civil. O método conve...

Atualmente, a temática “rejeitos do beneficiamento mineral” tem sido discutida com frequência pela indústria e pela sociedade civil. O método convencional de disposição de rejeito vem sendo repensado, principalmente pelas questões ambientais envolvidas, em virtude da dificuldade enfrentada por empresas de mineração para a obtenção das licenças para alteamento ou até mesmo da construção de barragens de rejeitos.

Assim, as próprias empresas mineradoras têm procurado desenvolver alternativas tecnológicas mais seguras para a disposição de rejeitos.

Imagine que você atua como engenheiro de minas responsável pelo beneficiamento mineral e pela disposição de rejeitos de uma mineração de minério de ferro localizada no estado de Minas Gerais.

​​​​​​​​​​​​​​Nesse contexto,qual solução você apresentaria? Justifique sua resposta e apresente como você a desenvolveria


💡 1 Resposta

User badge image

Debora Mota

Resposta:

Faria o planejamento de uma nova barragem de rejeitos dentro das normas atuais:

Na mineração, o planejamento envolve a ordenação das operações mineiras, compreendendo desde a preparação da mina para o início da produção até o seu fechamento, quando da exaustão do minério. Com base nesse cenário, são previstos recursos e procedimentos técnicos para alcançar os objetivos de curto, médio e longo prazos previstos no plano de aproveitamento econômico da jazida. Portanto, o estudo locacional de estruturas de disposição de resíduos da mineração inicia-se na etapa de planejamento da mina. O planejamento do projeto de pilhas e barragens de estéreis e rejeitos consiste em vários estudos que são realizados nas seguintes fases: exploração, pré-viabilidade, viabilidade e projeto preliminar. Ele deve estar pautado na legislação concernente a esse assunto, especialmente nos documentos indicados a seguir.

NBR 13028/2017: Mineração ― Elaboração e apresentação de projeto de barragens para disposição de rejeitos, contenção de sedimentos e preservação de água ― Requisitos:

 

 

NBR 13029/2017: Mineração – Elaboração e apresentação de projeto de disposição de estéril em pilha. „ NRM-19: Disposição de Estéril, Rejeitos e Produtos.

A fase de exploração contempla, entre outras atividades, a etapa em que as informações necessárias para o planejamento de um depósito de estéril são coletadas. Na fase de pré-viabilidade, são levantadas todas as informações a respeito dos possíveis locais para a disposição dos materiais (estéril e rejeito), como geologia, topografia, hidrologia, clima e vegetação. São também determinados os dados de quantidade, origem, tipo de material e os métodos para disposição (ARAGÃO, 2008).

Considera-se necessário o conhecimento prévio dos possíveis locais para a construção dessas estruturas de disposição, para verificar se eles são destinados a parques, se constituem uma reserva ecológica ou se são nascentes de uma bacia hidrográfica. A identificação dessas áreas é feita devido ao fato de que elas necessitam da liberação de órgãos técnicos competentes para serem ocupadas. Deve ser considerada também a importância de se fazer uma classificação dos possíveis impactos ambientais causados pela pilha ou barragem, como o desmatamento, a modificação física e estética do meio ambiente, a poluição das águas superficiais e subterrâneas, a evasão forçada de animais existentes na área, entre outros. Essa classificação pode ser feita na etapa de pré-viabilidade e possui como função possibilitar a comparação entre as possíveis áreas disponíveis, permitindo analisar o potencial de instabilidade, o nível de esforço recomendado para investigação, projeto e construção e o tipo de monitoramento mais adequado (FORGEARINI et al., 2015).

Logo após, segue-se para a etapa de viabilidade, na qual são realizados estudos acerca das condições do local e de sua exequibilidade. São determinadas também as características do material de fundação (como a resistência ao cisalhamento, a durabilidade, a composição química etc.), bem como as características dos materiais que vão compor a estrutura, para se verificar o comportamento geotécnico dos mesmos sob condições de armazenamento do material (FORGEARINI et al., 2015).

Por fim, deve-se elaborar o projeto preliminar, o qual deve conter in[1]formações detalhadas dos planos preliminares, avaliação dos parâmetros ambientais, possíveis impactos e medidas mitigatórias para minimizá-los e critérios do projeto, para que este possa ser avaliado pelos órgãos competentes. Essas informações devem estar contempladas em documentos denominados Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), os quais são exigidos por órgãos ambientais para fins de licenciamento da área selecionada. Uma vez finalizado o projeto, o mesmo deve ser encaminhado ao órgão ambiental para concessão da licença. Caso não esteja de acordo com as regulamentações especificadas, a licença não é concedida, e o projeto deve passar por uma nova análise (FORGEARINI et al., 2015).

Após serem cumpridas todas as etapas do planejamento, inicia-se o pro[1]cesso de desenvolvimento do projeto executivo, no qual serão determinadas todas as características das estruturas (pilhas e barragens), como a sua geometria, o dimensionamento da fundação e dos sistemas de drenagem interna e superficial e a proteção das bermas. Um fator a ser considerado em todas as etapas do projeto e que deve ser assegurado em todas as fases é a estabilidade da estrutura.


3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais