Buscar

Cláusula de Concorrência de Apólices e Bilhetes Nesta cláusula, são especificados todos os critérios a serem adotados em caso de sinistro coberto p...

Cláusula de Concorrência de Apólices e Bilhetes
Nesta cláusula, são especificados todos os critérios a serem adotados em caso de sinistro coberto por mais de uma seguradora, para os mesmos bens e contra os mesmos riscos, determinando a responsabilidade proporcional de cada seguro existente.
Normalmente, as seguradoras utilizam os seguintes critérios:
Primeiramente, cada seguradora apura o prejuízo individual da cobertura sinistrada, como se o respectivo seguro fosse o único vigente. Em seguida, ajusta esse valor, considerando, quando for o caso, franquias, participações obrigatórias do segurado, limite máximo de indenização da cobertura e cláusulas de rateio, se houver.
A partir desse cálculo realizado por cada seguradora, obtém-se o somatório de todas as indenizações individuais ajustadas, para então se adotar os seguintes procedimentos:
I. se esse somatório for igual ou inferior ao prejuízo total apurado, cada sociedade seguradora envolvida participará com a respectiva indenização individual, assumindo o segurado a responsabilidade pela diferença, se houver;
II. no entanto, se esse mesmo somatório for maior que o prejuízo total apurado, cada sociedade seguradora envolvida participará da indenização com percentual do prejuízo correspondente à razão entre a respectiva indenização individual e o somatório dessas indenizações individuais.


Essa pergunta também está no material:

Apostila_Introdução_aos_Seguros_de_Danos_2023
87 pág.

Seguros Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A cláusula de concorrência de apólices e bilhetes é utilizada para determinar a responsabilidade proporcional de cada seguradora em caso de sinistro coberto por mais de uma seguradora. Nessa cláusula, são especificados os critérios a serem adotados nessa situação. Normalmente, as seguradoras utilizam os seguintes critérios: 1. Cada seguradora apura o prejuízo individual da cobertura sinistrada, considerando apenas o seu respectivo seguro. 2. Em seguida, ajusta-se esse valor levando em conta franquias, participações obrigatórias do segurado, limite máximo de indenização da cobertura e cláusulas de rateio, se houver. 3. Com base nesses cálculos individuais, obtém-se o somatório de todas as indenizações individuais ajustadas. 4. Se esse somatório for igual ou inferior ao prejuízo total apurado, cada seguradora participará com a respectiva indenização individual, e o segurado será responsável pela diferença, se houver. 5. No entanto, se o somatório das indenizações individuais for maior que o prejuízo total apurado, cada seguradora participará da indenização com um percentual do prejuízo correspondente à razão entre a sua indenização individual e o somatório dessas indenizações individuais. Esses são os procedimentos geralmente adotados pelas seguradoras nesse tipo de situação.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais