Buscar

(…) a partir de 1896, Freud passa a empregar o método da associação livre (ou livre associação), que será considerada a regra fundamental do tratam...

(…) a partir de 1896, Freud passa a empregar o método da associação livre (ou livre associação), que será considerada a regra fundamental do tratamento psicanalítico: ele solicita a seus pacientes que, deitados em um divã e de costas para o psicanalista, digam livremente tudo o que lhes ocorrer à mente, sem qualquer tipo de censura ou inibição, mesmo que as ideias assim surgidas pareçam absurdas ou triviais. Freud verifica que tais ideias, na verdade, vão se encadeando e se remetendo umas às outras, de modo a irem formando cadeias associativas que tendem a se entrecruzar. Assim, emergem elementos que possibilitam a constituição e reconstituição de múltiplas redes de sentido sobre as ocorrências ou fenômenos (aparentemente) banais. No fundo, ele supõe que as associações livres não se dão ao acaso (não sendo, portanto, exatamente livres...); ao contrário, acredita em um determinismo psíquico, isto é, que no psiquismo tudo possui ou remete a um sentido latente. LOUREIRO, I. Luzes e sombras. Freud e o advento da psicanálise. In: JACÓ-VILELA, A.M.; FERREIRA, A.A.L.; PORTUGAL, F.T.(ORGS.) História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2007, p.377.
Sobre o texto apresentado considere as afirmativas a seguir.
I O texto dá indicações do recorte epistemológico da psicanálise, reunindo elementos que fazem parte do método de trabalho de Freud: observação do comportamento e experimentação.
II Em contraste com os Behaviorismos, o determinismo no pensamento de Freud é psíquico: do inconsciente para o consciente.
III Na teoria psicanalítica a técnica de associação livre está diretamente ligada ao determinismo psíquico.
Está correto o enunciado em


A) II, somente.
B) I e II, somente.
C) I e III, somente.
D) II e III, somente.
E) todas as afirmativas.

Essa pergunta também está no material:

ED MÓDULO 9 TEORIAS E SISTEMAS EM PSICOLOGIA (TSP)
21 pág.

Teorias e Sistemas em Psicologia Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa C) I e III, somente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais