Buscar

3-A expansão marítima e comercial portuguesa não foi casual, mas muito bem planejada e fruto de um longo processo histórico. Nesse sentido, analise...

3-A expansão marítima e comercial portuguesa não foi casual, mas muito bem planejada e fruto de um longo processo histórico. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:


I- Portugal foi o primeiro país europeu a promover sua unificação política e administrativa, sendo um dos primeiros estados modernos do mundo.
II- A instabilidade no território português, em virtude de guerras, propiciou as grandes navegações.
III- O desenvolvimento e a invenção de embarcações e de técnicas de navegação oceânica foram fatores positivos para as navegações.
IV- O contato de Portugal com a cultura islâmica e sua posição geográfica também contribuíram para as grandes navegações.

Essa pergunta também está no material:

História do Brasil Colonial PROVA 1
4 pág.

História Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas apresentadas: I- Portugal foi o primeiro país europeu a promover sua unificação política e administrativa, sendo um dos primeiros estados modernos do mundo. Essa afirmativa está correta. Portugal foi um dos primeiros países europeus a promover sua unificação política e administrativa, tornando-se um dos primeiros estados modernos do mundo. II- A instabilidade no território português, em virtude de guerras, propiciou as grandes navegações. Essa afirmativa está incorreta. A instabilidade no território português não foi um fator que propiciou as grandes navegações. Na verdade, a expansão marítima portuguesa foi impulsionada principalmente por motivos econômicos, busca de novas rotas comerciais e o desejo de explorar novos territórios. III- O desenvolvimento e a invenção de embarcações e de técnicas de navegação oceânica foram fatores positivos para as navegações. Essa afirmativa está correta. O desenvolvimento e a invenção de embarcações como a caravela, assim como o aprimoramento das técnicas de navegação oceânica, foram fatores fundamentais para o sucesso das navegações portuguesas. IV- O contato de Portugal com a cultura islâmica e sua posição geográfica também contribuíram para as grandes navegações. Essa afirmativa está correta. O contato de Portugal com a cultura islâmica, especialmente durante a ocupação moura na Península Ibérica, trouxe conhecimentos e técnicas de navegação que foram aproveitados pelos portugueses. Além disso, a posição geográfica de Portugal, voltada para o Oceano Atlântico, facilitou as explorações marítimas. Portanto, as afirmativas corretas são: I, III e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais