Logo Passei Direto
Buscar
Conforme pudemos aprender na nossa segunda rota de estudos, a presença de um ambiente marcado por níveis crescentes de competitividade é um dos fatores que deve suscitar a constituição das chamadas alianças estratégicas. Estas, por sua vez, podem ser de duas formas: as fusões e as aquisições. De posse destas informações, bem como as principais diferenças existentes entre as práticas de fusão e de aquisição, correlacione as duas colunas abaixo.
COLUNA A
I - Fusões
II - Aquisições
COLUNA B
( I ) União de duas ou mais organizações que formam uma única empresa, geralmente sob controle administrativo da maior ou mais prospera;
( II ) São caracterizadas literalmente pela integração/absorção de uma organização por outra.
( I ) São o resultado da união de organizações distintas que formam uma terceira, diferente das originais.
( I ) São, em geral, acompanhadas de perto pelos governos, pois envolvem quantias expressivas de capital e podem trazer profundas mudanças nos mercados econômicos nacionais em que atuam;
( II ) Podem gerar problemas culturais, diante da imposição de uma nova realidade à organização incorporada;
( II ) Podem ser adotadas como forma de se impedir que concorrentes menores prosperem e/ou como forma de se ampliar o poder de atuação em um dado mercado.

a) I - ( I ), II - ( II )
b) I - ( II ), II - ( I )
c) I - ( I ), II - ( I )
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa a) I - ( I ), II - ( II ). Nas fusões, ocorre a união de duas ou mais organizações que formam uma única empresa, geralmente sob controle administrativo da maior ou mais próspera. Já nas aquisições, uma organização é integrada ou absorvida por outra. Fusões são acompanhadas de perto pelos governos, pois envolvem quantias expressivas de capital e podem trazer mudanças nos mercados econômicos. Aquisições podem gerar problemas culturais e podem ser adotadas para impedir que concorrentes menores prosperem ou ampliar o poder de atuação em um mercado específico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Michael Porter, visto como um dos principais autores a estudar temas vinculados à Administração Estratégica, parte da premissa de que o parâmetro (referência) para criarmos uma posição defensável (estável) para uma organização, capaz de impulsionar uma estratégia competitiva genérica, decorre das chamadas cinco forças competitivas. A partir dos seus conhecimentos em torno das chamadas Cinco Forças de Porter, analise as assertivas abaixo e, na sequência, assinale a alternativa correta:

I – O poder de barganha dos compradores é dado pela maior ou menor concentração de clientes diante da concentração de empresas. Desta forma, quão maior for a quantidade de clientes mais difícil será a vida das organizações;
II – A ameaça de produtos substitutos provém do: desempenho do preço relativo, dos custos de mudança e da propensão do comprador a substituir os produtos que já vem adquirindo;
III – As barreiras de novos entrantes são constituídas por: economias de escala já atingidas pelos atuais empresários em face da curva de aprendizagem e da reduzida rentabilidade inicial de possíveis novos concorrentes;
IV – O poder de negociação dos fornecedores depende da: diferenciação dos insumos necessários às fabricações específicas; presença de insumos substitutos, dentre outros fatores que podem interferir no processo produtivo.
V – A rivalidade entre os concorrentes é consequência direta de fatores como o enfraquecimento de políticas públicas voltadas à constituição de aglomerados (clusters). Tal processo redunda na diminuição das expectativas de rentabilidade, bem como num menor incentivo a práticas de inovação.
a) I, II e III
b) II, III e IV
c) II, III e V
d) II, IV e V
e) III, IV e V

Segundo a leitura de Kaplan e Norton (1997), hoje em dia, as empresas que se destacam no mercado sabem que muito do seu sucesso decorre da análise pormenorizada das expectativas do(s) seu(s) target(s). Em paralelo, tais organizações verificaram que um público-alvo constituído por indivíduos dotados de diferentes características socioculturais dificilmente será sensibilizado de forma efetiva por apenas uma única modalidade de mensagem e/ou estímulo. A partir das informações dispostas acima, em especial no que diz respeito à valorização das estratégias de segmentação (KOTLER, 2012), em prol de uma maximização dos resultados, leia o case abaixo e assinale, em cada uma das questões, o modelo de segmentação empregado:


a) Segmentação demográfica;
b) Segmentação geográfica;
c) Segmentação psicográfica;
d) Segmentação comportamental;
e) Segmentação por benefícios.

Reside em uma cidade localizada na região centro-oeste do Brasil, com mais de 500.000 habitantes. Geográficas

A partir da análise da estratégia adotada pela Coca-Cola, empresa esta que, embora atue em diversos mercados ao redor do mundo, foca seus negócios apenas em bebidas, como sucos e refrigerantes, bem como não está preocupada em produzir alimentos ou bebidas alcoólicas.
Podemos afirmar que a sua estratégia pode ser concebida como sendo de? Resposta:Diversificação corporativa relacionada restrita


A partir dos seus conhecimento em torno das contribuições oriundas dos estudos Michael Porter, em torno da estratégia genérica de foco, analise as assertivas abaixo e, na sequência, assinale a alternativa correta:


I – A estratégia genérica de foco está baseada na escolha de um ambiente competitivo estreito dentro de uma indústria;
II – A estratégia de foco possui duas variantes: o foco em custo e o foco em diferenciação.
III – Enquanto no foco em custo, uma empresa busca a diferenciação em seu segmento-alvo, no foco em difer

Mais conteúdos dessa disciplina