Sobre os cuidados com os exercícios de efeitos gerais, podemos afirmar que: I. O banco de horas semestral só poderá ser realizado mediante previsão em acordo ou convenção coletiva de trabalho e deve ser respeitado o limite de até 10 horas diárias de trabalho. II. Faz jus à jornada especial prevista no art. 7º, inciso XIV, da CF/1988 o trabalhador que exerce suas atividades em sistema de alternância de turnos, ainda que em dois turnos de trabalho, que compreendam, no todo ou em parte, o horário diurno e o noturno, pois submetido à alternância de horário prejudicial à saúde, sendo irrelevante que a atividade da empresa se desenvolva de forma ininterrupta. III. Jornada de trabalho e horário de trabalho são sinônimos e representam o período diário em que o empregado presta serviços ao empregador em virtude da celebração do contrato de trabalho. IV. O não atendimento das exigências legais para compensação de jornada, inclusive quando estabelecida mediante acordo tácito, não implica a repetição do pagamento das horas excedentes à jornada normal diária se não ultrapassada a duração máxima semanal, sendo devido apenas o respectivo adicional. V. O tempo despendido entre o local de trabalho e a residência do empregado e o seu retorno, deve ser computado na jornada de trabalho, caso a empresa esteja localizada em local de difícil acesso ou não servido por transporte público, e fornecer o transporte. São verdadeiras:
I. O banco de horas semestral só poderá ser realizado mediante previsão em acordo ou convenção coletiva de trabalho e deve ser respeitado o limite de até 10 horas diárias de trabalho. II. Faz jus à jornada especial prevista no art. 7º, inciso XIV, da CF/1988 o trabalhador que exerce suas atividades em sistema de alternância de turnos, ainda que em dois turnos de trabalho, que compreendam, no todo ou em parte, o horário diurno e o noturno, pois submetido à alternância de horário prejudicial à saúde, sendo irrelevante que a atividade da empresa se desenvolva de forma ininterrupta. III. Jornada de trabalho e horário de trabalho são sinônimos e representam o período diário em que o empregado presta serviços ao empregador em virtude da celebração do contrato de trabalho. IV. O não atendimento das exigências legais para compensação de jornada, inclusive quando estabelecida mediante acordo tácito, não implica a repetição do pagamento das horas excedentes à jornada normal diária se não ultrapassada a duração máxima semanal, sendo devido apenas o respectivo adicional. V. O tempo despendido entre o local de trabalho e a residência do empregado e o seu retorno, deve ser computado na jornada de trabalho, caso a empresa esteja localizada em local de difícil acesso ou não servido por transporte público, e fornecer o transporte. • I – II – IV. • III – V. • II – III – IV. • II – IV. checkCORRETO • I – III – V.
Sobre o contrato de trabalho, considere as seguintes afirmacoes: ( ) O empregador deverá formalizar o contrato de trabalho na CTPS no prazo de 24 horas. ( ) O contrato de experiência não poderá exceder de 90 (noventa) dias. ( ) O contrato individual de trabalho poderá ser acordado somente de forma expressa, verbalmente ou por escrito, por prazo determinado ou indeterminado. ( ) Para que a justa causa seja válida, deve estar prevista expressamente em lei. ( ) O contrato por prazo indeterminado é a regra, uma vez que que o contrato por prazo determinado é a exceção. Assinale a alternativa que contenha a sequência correta:
F – F –V – V – F. V – V – F – V – F. F – V – F – V – F. F – V – F – V – V. V – F –V – V – V.