Buscar

A partir de 1970, surgem os Estudos sobre Deficiência, campo de estudos protagonizado por pessoas com deficiência e que utilizam o modelo social pa...

A partir de 1970, surgem os Estudos sobre Deficiência, campo de estudos protagonizado por pessoas com deficiência e que utilizam o modelo social para descrever o que é deficiência. Sobre o modelo social da deficiência, analise as assertivas:

I. A deficiência é exclusiva do sujeito e seu corpo, sendo necessária ajuda especializada para se adaptar ao meio em que vive.
II. Os saberes médicos são os únicos que devem produzir protocolos e métodos específicos à pessoa com deficiência.
III. A deficiência não está no sujeito, mas nos impedimentos da sociedade.
IV. A saúde deve ser construída coletivamente.

Essa pergunta também está no material:

Questões de Pessoas com deficiência
37 pág.

Psicologia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as assertivas sobre o modelo social da deficiência: I. A deficiência é exclusiva do sujeito e seu corpo, sendo necessária ajuda especializada para se adaptar ao meio em que vive. Essa assertiva está incorreta. No modelo social da deficiência, entende-se que a deficiência não é exclusiva do sujeito, mas sim uma construção social que envolve as barreiras e limitações impostas pela sociedade. II. Os saberes médicos são os únicos que devem produzir protocolos e métodos específicos à pessoa com deficiência. Essa assertiva também está incorreta. No modelo social da deficiência, reconhece-se a importância dos saberes médicos, mas também valoriza-se a participação ativa das pessoas com deficiência na construção de protocolos e métodos que atendam às suas necessidades. III. A deficiência não está no sujeito, mas nos impedimentos da sociedade. Essa assertiva está correta. No modelo social da deficiência, entende-se que a deficiência não é uma característica intrínseca do sujeito, mas sim uma consequência das barreiras e impedimentos presentes na sociedade. IV. A saúde deve ser construída coletivamente. Essa assertiva está correta. No modelo social da deficiência, a saúde é entendida como uma construção coletiva, envolvendo a participação ativa das pessoas com deficiência, suas famílias, profissionais de saúde e a sociedade como um todo. Portanto, as assertivas corretas são a III e a IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais