Buscar

2. O modelo biomédico de concepção da pessoa com deficiência é considerado obsoleto quando comparado com o modelo social da deficiência, que parte ...

2. O modelo biomédico de concepção da pessoa com deficiência é considerado obsoleto quando comparado com o modelo social da deficiência, que parte de uma perspectiva biopsicossocial. Porém, o modelo biomédico, de forma equivocada, ainda faz parte da concepção de alguns profissionais e infelizmente ainda está grandemente presente no senso comum. Sobre o modelo biomédico analise as afirmacoes abaixo.

I - O especialista possuí as técnicas e o saber adequado para determinar como deve ser o tratamento, reabilitação e adaptação da pessoa com deficiência.

II - O ideal é que se criem escolas, espaços de trabalhos, espaços de convivência e lazer específicos e especiais para as pessoas com deficiência, separando-os do espaço comum.

III - A deficiência é produzida na interação entre as pessoas e das pessoas com os ambientes, não é uma característica restrita ao corpo da pessoa.

IV - É preciso sempre fazer uma avaliação global da pessoa: interação com família, cultura, gênero, classe social etc.

São características do modelo biomédico o que se apresenta em:

I, III e IV

I e III

II, III e IV

I e II

III e IV

Data Resp.: 06/03/2023 10:47:34

Explicação:

O obsoleto, mas ainda usado, modelo biomédico, parte do princípio de que a deficiência é algo fechado e restrito ao corpo de uma pessoa, sendo o especialista o único que pode dizer o que deve ser feito. Na verdade, o tratamento e a adaptação devem ser construídos em conjunto com a pessoa com deficiência, e não determinados de antemão. Não é correto separar as pessoas em espaços especiais, os espaços comuns é que devem ser adaptados. Avaliação global e a deficiência concebida como produzida nas interações são concepções do adequado modelo social da deficiência.


I, III e IV
I e III
II, III e IV
I e II
III e IV

Essa pergunta também está no material:

2 psi pessoas com necessidades
10 pág.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é: I, III e IV. Essas características estão associadas ao modelo biomédico de concepção da pessoa com deficiência.

0
Dislike1
User badge image

Ana Paula Cohen

I e II

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais