Buscar

Deuze (2005) entende que a história da profissionalização do jornalismo do século XX pode ser tipificada pela consolidação de uma ideologia ocupaci...

Deuze (2005) entende que a história da profissionalização do jornalismo do século XX pode ser tipificada pela consolidação de uma ideologia ocupacional consensual entre os jornalistas em diferentes partes do mundo. (KÖNIG, M. Ética e Legislação no Jornalismo. Aula 2, Tema 2, p. 4)



 



Para além de um mercado, indústria e profissão, o jornalismo inclui também um “jeito de ser” do profissional diante do mundo. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:



I.  O jornalismo pode ser considerado uma profissão, mas também uma ideologia, pois os valores e visões de mundo dos profissionais são semelhantes em todo o mundo, desde que haja um contexto político democrático.


II. Dentre os valores compartilhados pela “tribo jornalística” podemos citar a verdade, solidariedade, sigilo profissional, checagem e direito de resposta.


III. A finalidade prática da ética jornalística é ajudar os profissionais a tomar decisões, especialmente quando há conflitos quanto a o que deve ser noticiado, e como essa notícia será produzida e divulgada.


IV. Por conta de seus ideias nobres, como imparcialidade, objetividade e dever com o interesse público, os jornalistas são eticamente corretos e, por isso, sua visão de mundo costuma ser mais clara e justa que a dos outros cidadãos.

Assinale a opção correta.

ASomente as assertivas I e II são verdadeiras.

BSomente as assertivas I, II e III são verdadeiras. 

CApenas as assertivas II e III são verdadeiras.

DApenas a assertiva II, III e IV são verdadeiras.

ETodas as alternativas são verdadeiras.