Buscar

Um sistema de numeração com uma base engloba contar unidades de tamanhos diferentes. No nosso sistema de numeração decimal, contamos em unidades, d...

Um sistema de numeração com uma base engloba contar unidades de tamanhos diferentes. No nosso sistema de numeração decimal, contamos em unidades, dezenas, centenas etc. Estas são unidades de tamanhos diferentes, também denominadas ordens, que podem ser contadas dentro de classes diferentes: classe das unidades, classe dos milhares.


Nesse sentido, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas. 


I. Como utilizamos um sistema de base dez, quando temos dez de qualquer tamanho reagrupamos em unidades do tamanho seguinte.


PORQUE


II. Dez unidades formam uma dezena. Então combinamos dezenas e unidades até termos no máximo nove dezenas e nove unidades, pois dez dezenas formam uma centena.



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação I está correta. No sistema de numeração decimal, quando temos dez unidades de qualquer tamanho, reagrupamos em uma unidade do tamanho seguinte. Por exemplo, quando temos 10 unidades, reagrupamos em uma dezena. A afirmação II também está correta. Dez unidades formam uma dezena, e combinamos dezenas e unidades até termos no máximo nove dezenas e nove unidades, pois dez dezenas formam uma centena. Portanto, ambas as afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais