Buscar

Leia o fragmento a seguir: “No Brasil, o perfil sociocultural dos indivíduos que chegam até a escola mudou consideravelmente a partir das décadas ...

Leia o fragmento a seguir:

“No Brasil, o perfil sociocultural dos indivíduos que chegam até a escola mudou consideravelmente a partir das décadas de 60 e 70 do século XX, com a chamada ‘democratização da escola pública’. A partir de então, o alunado deixou de ser exclusivamente das classes médias urbanas (em função das quais sempre foram organizados os currículos e preparados os materiais didáticos) e passou a ser também de filhos de pais iletrados, principalmente advindos das cidades interioranas. Surgiu aí o fenômeno do fracasso escolar quando uma boa parte dos alunos passou a ser sistematicamente “expulsa” de nossas salas de aula. A escola passa a exercer uma violência simbólica: impõe-se um tipo de saber como único; pior, ele é legitimado como saber único e irrefutável. Reforça-se a discriminação a determinados grupos sociais que pode, na sua forma mais radical, se configurar em termos de marginalização”.
Fragmento extraído de: DÍAZ, Féliz et all. (Org.). Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 43.
Sobre este período da educação brasileira, analise as afirmativas a seguir que contemplem tais fatores: I. A tendência reconceitualista de currículo, iniciado da década de 1970, tinha como objetivo modelar um currículo atento às necessidades industriais e urbanos da época, prescrevendo assim um currículo tradicional, para melhorar a qualidade do ensino e solucionar o problema do fracasso escolar.

II. O Fracasso Escolar apenas evidenciou o fato de que deve haver uma escola para as classes mais abastadas e uma para as classes trabalhadoras, compreendendo as diferenças cognitivas que existem entre ambas.
III. Esta violência simbólica exercida pela escola passa a ser combatida pelos teóricos da chamada pedagogia crítico-reprodutivista.
IV. A partir da década de 1970 começa-se a compreender o currículo e suas teorias como forma de exercício de poder, em prol dos interesses das classes dominantes.

São corretas as afirmativas:


A Afirmativa III, apenas.
B Afirmativa IV, apenas.
C Afirmativas II e IV, apenas.
D Afirmativas III e IV, apenas.

Essa pergunta também está no material:

APOL 2 CURRICULO E SOCIEDADE 1 PROVA
9 pág.

Currículo Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas apresentadas, podemos concluir que a alternativa correta é a letra D: Afirmativas III e IV, apenas. Isso porque a afirmativa III menciona a luta contra a violência simbólica exercida pela escola, que é defendida pelos teóricos da pedagogia crítico-reprodutivista. Já a afirmativa IV destaca que a compreensão do currículo e suas teorias como exercício de poder em favor das classes dominantes começou a surgir a partir da década de 1970.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais