Buscar

A respeito da aplicação da lei penal, dos princípios da legalidade e da anterioridade e acerca da lei penal no tempo e no espaço, julgue o item. A ...

A respeito da aplicação da lei penal, dos princípios da legalidade e da anterioridade e acerca da lei penal no tempo e no espaço, julgue o item.
A lei processual penal não se submete ao princípio da retroatividade in mellius, devendo ter incidência imediata sobre todos os processos em andamento, independentemente de o crime haver sido cometido antes ou depois de sua vigência ou de a inovação ser mais benéfica ou prejudicial.


Verdadeiro

Essa pergunta também está no material:

DIREITO PROCESSUAL E PENAL
2 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação apresentada é falsa. A lei processual penal, assim como as demais leis, deve respeitar o princípio da retroatividade in mellius, ou seja, quando uma nova lei penal é mais benéfica para o réu, ela deve ser aplicada retroativamente, mesmo que o crime tenha sido cometido antes de sua vigência. Portanto, a lei processual penal pode sim ter incidência imediata sobre processos em andamento, desde que seja mais favorável ao acusado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais