Buscar

Todos sabem a expressão popular: “não podemos somar três maçãs com duas melancias”. Isso porque se tratam de coisas distintas. Na verdade, é a expr...

Todos sabem a expressão popular: “não podemos somar três maçãs com duas melancias”.
Isso porque se tratam de coisas distintas. Na verdade, é a expressão simplificada de uma lei matemática mais fundamental e global, a lei da homogeneidade dimensional, enunciada como:
Todo termo aditivo de uma equação deve ter as mesmas dimensões.

Todas as equações teóricas, em qualquer ciência física, são dimensionalmente homogêneas.
Vamos analisar os casos seguintes:
V = Vo + g.t Eq. (01)
V = Vo + g Eq. (02)
em que as unidades de V são Vo (m/s), g (m/s2) e t (s). Vejamos primeiramente para a equação (1). Segue que: [V] = [Vo] + [g.t] ∴ [L/t] = [L/t] + [L/t2.t] ∴ [L/t] = [L/t]+[L/t]. Agora, para a equação (02), segue que: [V] = [Vo] + [g] ∴ [L/t] = [L/t] + [L/t2 ]. Note que a equação (01) é dimensionalmente consistente, enquanto (02) não o é.
Para serem dimensionalmente homogêneos, os termos de uma equação devem ter a mesma unidade. M T-2. 11WWW.UNINGA.BR
FE

M
EN
OS
D
E
TR
AN
SP
OR
TE
|
U
NI
DA
DE
1
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA


Essa pergunta também está no material:

E-BOOK FENÔMENOS DE TRANSPORTE
131 pág.

Física II Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A expressão popular "não podemos somar três maçãs com duas melancias" é uma forma simplificada de explicar a lei da homogeneidade dimensional. Essa lei estabelece que todos os termos aditivos de uma equação devem ter as mesmas dimensões. Em equações teóricas de qualquer ciência física, é necessário que sejam dimensionalmente homogêneas. No caso das equações apresentadas: - Na equação (01): V = Vo + g.t, as unidades de V são m/s, Vo é m/s, g é m/s² e t é s. Podemos observar que a equação é dimensionalmente consistente, pois todas as grandezas têm a mesma unidade de medida (L/t). - Já na equação (02): V = Vo + g, as unidades de V são m/s, Vo é m/s e g é m/s². Nesse caso, a equação não é dimensionalmente consistente, pois as grandezas têm unidades diferentes (L/t e L/t²). Portanto, para que uma equação seja dimensionalmente homogênea, é necessário que todos os termos tenham a mesma unidade de medida.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais