Logo Passei Direto
Buscar
Considerando o contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir:

I. Independentemente do tipo de orientação, as organizações dependem de uma postura estratégica que favoreça a otimização de seus recursos e a busca pela eficiência nos seus resultados diante das pressões competitivas de mercado. Sendo assim, cada vez mais, o desenvolvimento de projetos e seus aspectos gerenciais são ferramentas indispensáveis para que os gestores possam elaborar estratégias, planos de ação e construir modelos gerenciais que sejam mais adaptativos e inovadores.
II. No contexto gerencial, os projetos são ferramentas fundamentais para a construção de modelos organizacionais mais eficientes e compatíveis com as transformações de mercado. A estruturação dos projetos organizacionais deve ser desenvolvida com base nos fundamentos de gestão (planejamento, organização, direção, controle), considerando a qualidade dos recursos disponíveis (investimentos; custos; pessoas; tecnologias etc.), além do tempo necessário para a sua consolidação (curto, médio ou longo prazo).
III. Um projeto pode contribuir para a criação de produtos, serviços, tecnologias, processos, metodologias, conhecimento, entre outras situações que possam favorecer a produção de resultados tangíveis e/ou intangíveis. Independentemente de sua natureza e complexidade, os projetos são sempre dinâmicos e transitórios. Dinâmicos, pela capacidade de modificações e adaptação de seus recursos ao contexto; e transitórios, pois devem claramente conter indicativos objetivos de seu itinerário: início, andamento e conclusão.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando as afirmativas apresentadas: I. Independentemente do tipo de orientação, as organizações dependem de uma postura estratégica que favoreça a otimização de seus recursos e a busca pela eficiência nos seus resultados diante das pressões competitivas de mercado. Sendo assim, cada vez mais, o desenvolvimento de projetos e seus aspectos gerenciais são ferramentas indispensáveis para que os gestores possam elaborar estratégias, planos de ação e construir modelos gerenciais que sejam mais adaptativos e inovadores. II. No contexto gerencial, os projetos são ferramentas fundamentais para a construção de modelos organizacionais mais eficientes e compatíveis com as transformações de mercado. A estruturação dos projetos organizacionais deve ser desenvolvida com base nos fundamentos de gestão (planejamento, organização, direção, controle), considerando a qualidade dos recursos disponíveis (investimentos; custos; pessoas; tecnologias etc.), além do tempo necessário para a sua consolidação (curto, médio ou longo prazo). III. Um projeto pode contribuir para a criação de produtos, serviços, tecnologias, processos, metodologias, conhecimento, entre outras situações que possam favorecer a produção de resultados tangíveis e/ou intangíveis. Independentemente de sua natureza e complexidade, os projetos são sempre dinâmicos e transitórios. Dinâmicos, pela capacidade de modificações e adaptação de seus recursos ao contexto; e transitórios, pois devem claramente conter indicativos objetivos de seu itinerário: início, andamento e conclusão. Todas as afirmativas estão corretas e estão relacionadas à importância dos projetos no contexto organizacional, tanto para a otimização de recursos, elaboração de estratégias e planos de ação, quanto para a construção de modelos organizacionais eficientes e a produção de resultados tangíveis e intangíveis. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando o contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. De modo geral, as entregas do projeto devem oferecer resultados que atendam aos requisitos do escopo e seus parâmetros de qualidade e respondam com eficiência as metas de prazo e custos do projeto.
II. As entregas devem promover benefícios, melhorias e/ou atualizações para os processos, produtos e serviços relacionados ao projeto.
III. As entregas devem oferecer resultados objetivos, exclusivos e/ou inovadores, garantindo a satisfação dos principais interessados.
Com base nas afirmativas apresentadas, é correto o que se afirma em:


II e III, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.

Diante desse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:
(__) As entregas podem ser materializadas em forma de artefatos, produtos, serviços, processos, metodologias, informações, conhecimento e modelos organizacionais desenvolvidos para a consolidação das etapas e/ou fases do projeto.
(__) O detalhamento e a coordenação adequada sobre as entregas são aspectos importantes para que a equipe de trabalho tenha a compreensão clara a respeito das exigências do projeto e suas especificações de qualidade.
(__) Além disso, as entregas devem respeitar o cronograma de trabalho, apresentar resultados alinhados aos objetivos descritos no planejamento do projeto e promover soluções sensíveis às expectativas dos seus stakeholders.
Com base nas afirmativas apresentadas, assinale a alternativa correta:


F – F – V.
V – F – V.
F – V – F.
V – V – F.
V – V – V.

A definição apresentada corresponde ao conceito de:


a) Projeto.
b) Escopo.
c) Estrutura analítica.
d) Portifólio.
e) Processos.

Os requisitos devem ser descritos e documentados em artefatos que ofereçam suporte para a estruturação do escopo do projeto (PMI, 2014).

Todas as afirmativas apresentam respostas corretas.


(V) As organizações orientadas às rotinas, tendem a produzir processos organizacionais burocratizados, atividades padronizadas e buscam maiores condições de previsibilidade nas decisões. São organizações que adotam uma postura mais reativa diante das situações de mudanças.
(V) Nas organizações orientadas às rotinas, os processos são estáveis, por vezes mecanizados, e existe forte resistência à mudança. É comum encontrar pessoas que resistam a sair de sua “zona de conforto”, fazendo cotidianamente as mesmas coisas. Nesses casos, o trabalho com projetos tende a ser postergado ou a ser parcialmente empregado (MENEZES, 2018).
(V) As organizações orientadas à inovação tendem a se adaptar, com maior nível de naturalidade, às condições ambientais nas quais estão inseridas. São organizações cujas tarefas possuem elevado conteúdo de inovação, são pouco ou quase nada rotineiras, as pessoas e os sistemas devem ser adaptados a essa condição.

Mais conteúdos dessa disciplina