Buscar

Leia trecho a seguir, de Paulo Freire, patrono da educação brasileira: "Saber que ensinar não é conhecimento, mas criar as possibilidades para a su...

Leia trecho a seguir, de Paulo Freire, patrono da educação brasileira: "Saber que ensinar não é conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições, um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho - a ele ensinar e não a de transferir conhecimento" (FREIRE, 2002). Considerando a teoria de Freire, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: Pode existir aprendizagem sem ensinamento, mas não existe ensino sem aprendizagem. PORQUE II- Quem ensina também aprende. FONTE: Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. Assinale a alternativa CORRETA:

Pode existir aprendizagem sem ensinamento, mas não existe ensino sem aprendizagem.
Quem ensina também aprende.
A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira.
B A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
C A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
D Tanto a primeira asserção quanto a segunda são proposições falsas.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira." Segundo a teoria de Paulo Freire, é possível haver aprendizagem sem ensinamento, pois o conhecimento pode ser construído pelo próprio aluno. Além disso, quem ensina também aprende, pois o processo de ensino é uma troca de conhecimentos entre professor e aluno.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina