Buscar

Leia o trecho a seguir: “A doçaria de rua aí desenvolveu-se como em nenhuma cidade brasileira, estabelecendo-se verdadeira guerra civil e o bolo d...

Leia o trecho a seguir:

“A doçaria de rua aí desenvolveu-se como em nenhuma cidade brasileira, estabelecendo-se verdadeira guerra civil e o bolo de tabuleiro e o doce feito em casa. [...] Mas o legítimo doce ou quitute de tabuleiro foi o das negras forras. O negras doceiras. Doce feito ou preparado por elas. Por elas próprias enfeitado com flor de papel azul ou encarnado. recortado em forma de corações, de cavalinhos, de passarinhos, de peixes, de galinhas [...]. Arrumado por cima de folhinhas frescas de banana. E dentro de tabuleiros enormes, quase litúrgicos, forrados de toalhas alvas como pano de missa.”

Fonte: FREYRE, G. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime de economia patriarcal. 48. São Paulo: Global, 2003, p. 543.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a cozinha afro-brasileira, pode-se afirmar que a com de rua tem seu início nos tabuleiros das baianas, porque:


as negras vendiam de tudo: acaçás, abarás, angus, farnéis, vatapás, canjicas, virados. Sua influência vinha, principalmente, dos índios, portugueses, africanos e franceses.
as negras vendiam quitutes, uma mistura da cultura indígena, portuguesa e africana, de início para seus senhores e, mais tarde, para seu próprio sustento.
as negras sempre venderam seus quitutes africanos, de início em seus rituais do candomblé e, depois, nas ruas.
as baianas começaram vendendo os doces feitos nas casas-grandes, onde aprenderam o ofício, e essa prática acontece até hoje. Alimentos salgados eram comercializados em restaurantes e lanchonetes.

Essa pergunta também está no material:

Cozinha Brasileira AOL1
10 pág.

Gastronomia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com as informações apresentadas no trecho e considerando o conteúdo estudado sobre a cozinha afro-brasileira, pode-se afirmar que a comida de rua tem seu início nos tabuleiros das baianas porque as negras vendiam quitutes, uma mistura da cultura indígena, portuguesa e africana, de início para seus senhores e, mais tarde, para seu próprio sustento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina