Buscar

Natália é uma professora do ensino superior, de 58 anos de idade, que apresenta dislipidemia e hipertensão arterial sistêmica (HAS), sendo ambas as...

Natália é uma professora do ensino superior, de 58 anos de idade, que apresenta dislipidemia e hipertensão arterial sistêmica (HAS), sendo ambas as enfermidades sem controle adequado. • Tem uma rotina de trabalho com aulas para ministrar nos três turnos, de segunda à quinta-feira, em duas instituições de ensino diferentes. • É tabagista (fuma somente nos finais de semana). • É sedentária. Procurou atendimento médico na emergência de um hospital cardiológico, pois está se sentindo muito estressada e com dores no peito. No atendimento, não foi evidenciado nenhuma alteração cardíaca compatível com infarto do miocárdio no momento, porém, Natália foi encaminhada ao ambulatório de prevenção cardiovascular para acompanhamento. Diante dessa situação hipotética, e supondo que você fosse o nutricionista da equipe multidisciplinar que irá atender a Natália, responda as seguintes questões: A) Natália apresenta condições que predispõem ao infarto agudo do miocárdio? Justifique: B) Em termos de mudança no estilo de vida, especificamente sobre os cuidados alimentares, que orientações você daria à Natália? C) Que outras medidas preventivas você acha que são pertinentes e que deveriam ser dadas à Natália, no sentido de redução de risco para o infarto do miocárdio?

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A) Sim, Natália apresenta condições que predispõem ao infarto agudo do miocárdio. A dislipidemia e a hipertensão arterial sistêmica são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, incluindo o infarto do miocárdio. Além disso, o estresse e o tabagismo também contribuem para o aumento desse risco. B) Em relação aos cuidados alimentares, algumas orientações que você poderia dar a Natália são: - Reduzir o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, como frituras, alimentos industrializados e carnes gordurosas. - Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras, legumes e grãos integrais. - Incluir fontes de ômega-3 na alimentação, como peixes de água fria, sementes de chia e linhaça. - Controlar o consumo de sal, evitando alimentos processados e utilizando temperos naturais para dar sabor às preparações. - Estimular a ingestão de água e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas. C) Além das orientações alimentares, outras medidas preventivas pertinentes para redução do risco de infarto do miocárdio incluem: - Praticar atividade física regularmente, buscando a orientação de um profissional de educação física. - Parar de fumar completamente, pois o tabagismo aumenta significativamente o risco de doenças cardiovasculares. - Controlar adequadamente a pressão arterial e os níveis de colesterol, seguindo as orientações médicas e utilizando a medicação prescrita. - Gerenciar o estresse por meio de técnicas de relaxamento, atividades prazerosas e busca de apoio psicológico, se necessário. - Realizar consultas médicas regulares para monitorar a saúde cardiovascular e ajustar o tratamento, se necessário. É importante ressaltar que essas são apenas orientações gerais e que o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, incluindo médico, nutricionista, educador físico e psicólogo, é fundamental para um plano de cuidados individualizado e efetivo para Natália.

1
Dislike0
User badge image

Paula Laziness

A) Sim. Natália possui os seguintes fatores de risco: idade superior a 55 anos, dislipidemia e hipertensão arterial sistêmica. Além disso, é fumante (mesmo que somente nos finais de semana), apresenta um nível de estresse importante e é sedentária.

B) Basicamente, Natália precisa controlar a dislipidemia através da ingestão de gorduras saturadas (para ‹7% do total de calorias), controle da ingestão de gordura trans (‹1% do total de calorias), e controle da ingestão de colesterol (‹200mg/dia). Também é necessário restringir o consumo de sal, produtos embutidos e ultraprocessados, em virtude da hipertensão.

É recomendável a alimentação nutricionalmente saudável, com oferta adequada de frutas, verduras e legumes, preferir gorduras de boa qualidade (as insaturadas), laticínios semidesnatados ou desnatados e redução de carne vermelha.

C) Natália deve ser estimulada a seguir o tratamento adequado para a dislipidemia e a hipertensão arterial sistêmica, visto que tais condições, quando descontroladas, representam risco considerável para eventos cardiovasculares (infarto e acidente vascular encefálico). Também deve ser encorajada a abandonar o tabagismo e praticar atividade física regularmente. Igualmente, é oportuno que reduza o seu nível de estresse.

 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais