Buscar

Questão 3: Leia e analise o trecho a seguir: “ Perre noud (1999) define competências como a capacidade de agir eficazmente em determinado tipo de s...

Questão 3: Leia e analise o trecho a seguir: “ Perre noud (1999) define competências como a capacidade de agir eficazmente em determinado tipo de situação, apoiado em conhecimentos, mas sem se limitar a eles. Fundamentos e Metodologia de História e Geografia: Geografia, Temas Transversais e os Desafios da Interdisciplinaridade. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014.) Sobre o tema competências e habilidades avalie as afirmacoes a seguir:


I - Os conhecimentos não devem ser o objetivo principal do processo de ensino, pois eles só serão úteis na medida em que forem mobilizados para uma ação eficaz.
II - O professor necessita centrar suas práticas no modo discursivo que apresenta as informações, no domínio e no repasse de conhecimentos.
III - Ao abordar as competências, o professor pode ampliar a flexibilização no tratamento dos conteúdos, uma vez que o objetivo principal é a mobilização de conhecimentos integrados.
IV - O trabalho interdisciplinar permite o aprofundamento das fragmentações impostas pelo modelo conteudista, centralizador e objetivo.
V - Os professores conscientes da importância da abordagem por competências centram suas práticas no ensinar, e não no fazer aprender.

Essa pergunta também está no material:

Didática da História e Geografia - Avaliação Virtual 2
9 pág.

Didática da História e Geografia AnhangueraAnhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações apresentadas sobre competências e habilidades, temos: I - Os conhecimentos não devem ser o objetivo principal do processo de ensino, pois eles só serão úteis na medida em que forem mobilizados para uma ação eficaz. Essa afirmação está correta. Os conhecimentos adquiridos devem ser aplicados de forma eficaz em situações reais, sendo a ação o objetivo principal. II - O professor necessita centrar suas práticas no modo discursivo que apresenta as informações, no domínio e no repasse de conhecimentos. Essa afirmação está incorreta. O professor não deve se limitar apenas à transmissão de conhecimentos de forma discursiva, mas sim buscar estratégias que promovam a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. III - Ao abordar as competências, o professor pode ampliar a flexibilização no tratamento dos conteúdos, uma vez que o objetivo principal é a mobilização de conhecimentos integrados. Essa afirmação está correta. Ao trabalhar com competências, o professor tem mais flexibilidade para abordar os conteúdos de forma integrada, buscando a mobilização dos conhecimentos dos alunos. IV - O trabalho interdisciplinar permite o aprofundamento das fragmentações impostas pelo modelo conteudista, centralizador e objetivo. Essa afirmação está correta. O trabalho interdisciplinar possibilita superar as fragmentações impostas pelo modelo conteudista, permitindo uma abordagem mais ampla e integrada dos temas. V - Os professores conscientes da importância da abordagem por competências centram suas práticas no ensinar, e não no fazer aprender. Essa afirmação está incorreta. Os professores conscientes da importância da abordagem por competências devem centrar suas práticas no fazer aprender, ou seja, na promoção de atividades que estimulem a aprendizagem ativa e significativa dos alunos. Portanto, as afirmações corretas são: I, III e IV.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais