Buscar

1.1 - Experiência: Medida da temperatura de ebulição da água 1.2 - Introdução: A temperatura de ebulição da água ao nível do mar é de 100°C. Porém,...

1.1 - Experiência:
Medida da temperatura de ebulição da água
1.2 - Introdução:
A temperatura de ebulição da água ao nível do mar é de 100°C. Porém, nem todos os laboratórios estão na mesma altitude e, portanto, não possuem a mesma pressão atmosférica. Então, qual seria a temperatura de ebulição da água no laboratório da UFMG? Como a diferença de altitude e pressão atmosférica influencia a temperatura de ebulição?
1.3 - Objetivos:
Medir a temperatura de ebulição da água nas condições do laboratório da UFMG; Introduzir ao aluno os equipamentos do laboratório e a forma de expressar e lidar com medidas.
1.4 - Procedimentos:
1.4.1 - Colocar 150 mL de água destilada em um béquer de 250 mL;
1.4.2 - Colocar o béquer sobre a chapa de aquecimento;
1.4.3 - Acrescentar três pequenos pedaços de porcelana à água;
1.4.4 - Ligar a chapa de aquecimento;
1.4.5 - Inserir um termômetro na água, verificar a temperatura no momento da ebulição e anotar o resultado.
1.5 - Resultados e discussão:
A temperatura de ebulição da água ao nível do mar é de 100°C. Belo Horizonte está a cerca de 852 metros acima do nível mar, o que influencia o resultado da experiência.
Após o experimento ser concluído, foi verificado que a temperatura de ebulição da água, nas condições do laboratório, estava em torno de ‘94°C’. Esse resultado foi ‘6°C’ a menos do que a temperatura de ebulição da água ao nível do mar.
Isso ocorre porque quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica e, quanto menor for a pressão atmosférica, menor será a temperatura de ebulição.
1.6 - Conclusão:
Foi concluído que a temperatura de ebulição da água, no laboratório da UFMG está em torno de ‘94°C’ devido à altitude de Belo Horizonte. Pode-se, portanto, concluir que o aumento da altitude determina a diminuição da temperatura de ebulição.


Essa pergunta também está no material:

Relatório experimental 1
7 pág.

Química Geral Experimental Universidade Federal de Ouro PretoUniversidade Federal de Ouro Preto

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No laboratório da UFMG, a temperatura de ebulição da água foi medida em torno de 94°C. Isso ocorre devido à altitude de Belo Horizonte, que está cerca de 852 metros acima do nível do mar. Quanto maior a altitude, menor é a pressão atmosférica e, consequentemente, menor é a temperatura de ebulição. Portanto, o aumento da altitude determina a diminuição da temperatura de ebulição da água.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais