Buscar

É papel da formação inicial do docente fornecer bases para a construção de um ensino pedagógico especializado. Sob esta perspectiva, é possível afi...

É papel da formação inicial do docente fornecer bases para a construção de um ensino pedagógico especializado. Sob esta perspectiva, é possível afirmar que a formação continuada significa:

Uma proposta de inovação elaborada por especialistas, abordando conteúdos e procedimentos, a ser desenvolvida pelos professores em formação, com vistas à incorporação em sala de aula.
A formação continuada além de manter os professores atualizados, é uma forma de adquirir novos conhecimentos em relação às novas práticas pedagógicas e tendências de ensino, aliando a formação inicial do docente às experiências vividas.
Não se refere apenas a uma formação técnica, a formação continuada também possibilita que os professores identifiquem quais são as principais dificuldades de aprendizado dos alunos e permite que eles criem formas de contornar a situação.
A proposta de formação continuada não tem como alvo os professores em formação, mas os que já estão formados.
A formação continuada não se resume a um programa de aperfeiçoamento, refere-se a cursos complementares, que auxiliam os professores a adquirir novos conhecimentos, para que eles consigam desempenhar melhor seu papel dentro da escola e da sala de aula.
A formação continuada é para os professores cuja formação inicial foi concluída, são muitos os conteúdos abordados, a ideia é que o docente esteja atualizado e conheça novas formas de adquirir novos conhecimentos em relação às novas práticas pedagógicas.
Um direito garantido na Lei n. 9.394/96, art. 62, § 1º: A União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios, em regime de colaboração, deverão promover a formação inicial, a continuada e a capacitação dos profissionais de magistério. (Incluído pela Lei n. 12.056, de 2009)

Essa pergunta também está no material:

simulado de fundamento
8 pág.

Ensino Fundamental Centro Universitário Padre AnchietaCentro Universitário Padre Anchieta

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A formação continuada significa a busca constante de atualização e aquisição de novos conhecimentos por parte dos professores, mesmo após a conclusão da formação inicial. Ela não se limita apenas a um programa de aperfeiçoamento, mas também inclui cursos complementares e outras atividades que auxiliam os professores a se manterem atualizados em relação às novas práticas pedagógicas e tendências de ensino. Além disso, a formação continuada permite que os professores identifiquem as principais dificuldades de aprendizado dos alunos e desenvolvam estratégias para contornar essas situações. É um direito garantido por lei que os órgãos responsáveis pela educação promovam a formação inicial, continuada e capacitação dos profissionais de magistério.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais