Buscar

Um bloco de massa 0,20 kg desce deslizando sobre a superfície mostrada na figura. No ponto A, a 60 cm acima do plano horizontal EBC, o bloco tem u...

Um bloco de massa 0,20 kg desce deslizando sobre a superfície mostrada na figura.

No ponto A, a 60 cm acima do plano horizontal EBC, o bloco tem uma velocidade de 2,0 m/s e ao passar pelo ponto B sua velocidade é de 3,0 m/s. (Considere g = 10 m/s².)

a) Mostre, usando idéias relacionadas ao conceito de energia, que, entre os pontos A e B, existe atrito entre o bloco e a superfície.

b) Determine o trabalho realizado pela força de atrito que atua no bloco entre os pontos A e B.

c) Determine o valor do coeficiente de atrito entre a superfície horizontal e o bloco, sabendo que ele chega ao repouso no ponto C, distante 90 cm de B.


Essa pergunta também está no material:

Quase-1000-problemas-resolvidos-34
1 pág.

Física Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Para mostrar que existe atrito entre o bloco e a superfície entre os pontos A e B, podemos utilizar o princípio da conservação de energia. Entre os pontos A e B, a energia mecânica do bloco diminui, o que indica que há uma força dissipativa atuando sobre ele. Essa força é o atrito entre o bloco e a superfície. b) O trabalho realizado pela força de atrito pode ser calculado utilizando a fórmula: Trabalho = Força de atrito x Deslocamento Sabemos que a força de atrito é oposta ao movimento do bloco, portanto, o trabalho realizado pela força de atrito será negativo. O deslocamento entre os pontos A e B é dado pela diferença de altura entre eles, que é de 60 cm (ou 0,6 m). Portanto, o trabalho realizado pela força de atrito será: Trabalho = - Força de atrito x 0,6 m c) Para determinar o coeficiente de atrito entre a superfície horizontal e o bloco, podemos utilizar a equação do movimento do bloco entre os pontos B e C. Nesse trecho, o bloco chega ao repouso, o que indica que a força de atrito é igual à força resultante. A força resultante é dada pela diferença entre o peso do bloco e a força normal: Força resultante = Peso - Força normal A força normal é igual ao peso do bloco, pois o bloco está em equilíbrio vertical. Portanto, a força resultante é zero. A força de atrito é dada por: Força de atrito = Coeficiente de atrito x Força normal Substituindo a força normal pelo peso do bloco, temos: Força de atrito = Coeficiente de atrito x Peso Como a força de atrito é igual à força resultante, temos: Coeficiente de atrito x Peso = 0 Portanto, o coeficiente de atrito entre a superfície horizontal e o bloco é zero. Isso indica que não há atrito entre o bloco e a superfície entre os pontos B e C.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais