Buscar

Paulo Freire (1921–1997) é considerado o maior educador brasileiro. Muitas de suas teses são consideradas referências mundiais na análise e perspec...

Paulo Freire (1921–1997) é considerado o maior educador brasileiro. Muitas de suas teses são consideradas referências mundiais na análise e perspectiva educacional. O pernambucano, que assumiu funções públicas e escreveu diversas obras, destacou-se em sua proposta pedagógica na alfabetização de adultos. Suas teses tiveram diversas definições, como “educação libertária” ou “pedagogia do oprimido”. Ele propôs uma defesa intransigente da dignidade humana, em especial, dos marginalizados e o papel da educação de mudar a realidade da sociedade brasileira.


Entre as defesas de Paulo Freire em suas teses sobre a educação, assinale a alternativa correta:

Alternativas


Alternativa 1:


Paulo Freire foi um defensor da Escola Tradicional. Preocupado com o conteúdo e temendo o despreparo dos professores, ele defende uma valorização do conteúdo e a reprodução das práticas aprendidas em sala de aula pelos alunos.


Alternativa 2:


Freire reformulou a discussão sobre a disciplina em sala de aula. Valorizando o papel do educador, ele considera que é necessário dar ao docente autoridade, imposição de ordem e capacidade de repressão.


Alternativa 3:


Para o educador pernambucano, nós devemos ir além da sala de aula. Romper os muros da escola. A educação se dá na compreensão da vida objetiva das pessoas, em sua realidade, no cotidiano e na compreensão delas, para garantir uma alfabetização associada à consciência do que se é e das relações que se tem.


Alternativa 4:


O estruturalismo é a linha teórica defendida por Paulo Freire. Adepto de Durkheim, pensador francês, para Freire, a escola é uma extensão da sociedade, e o aluno deve ser qualificado para atuar e manter a ordem social estabelecida.


Alternativa 5:


A chamada "pedagogia do oprimido" nada mais é do que o ato de passar o conteúdo mais qualitativo e complexo para as pessoas de baixa renda. Dar aos filhos dos trabalhadores a mesma educação que os filhos das elites econômicas recebem, assim como mesmo ambiente e mesmo conteúdo, voltado ao ingresso nas universidades públicas e privadas.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais