Buscar

Sobre o procedimento de licitação pública para as contratações de bens, compras, obras e alienações pela administração pública, analise as afirmaco...

Sobre o procedimento de licitação pública para as contratações de bens, compras, obras e alienações pela administração pública, analise as afirmacoes abaixo e assinale a alternativa correta.


a. O procedimento de licitação pública tem fundamento constitucional, sendo obrigatório, em qualquer hipótese, para contratação de bens, obras, compras e alienações pela administração pública federal, independentemente do âmbito federativo: União, estados, municípios e Distrito Federal.
b. O dever de licitar está fundamentado no princípio da supremacia do interesse público que fundamenta o exercício da função administrativa do Estado.
c. A licitação prévia às contratações pela administração pública é regra que admite exceção a ser definida conforme o poder discricionário do gestor público.
d. Quando o legislador ordinário permitir que a administração pública contrate sem licitação prévia, esta estará dispensada de seguir um procedimento administrativo determinado.
e. Nas contratações sem licitação, a administração pública continua obrigada a realizar a melhor contratação possível, sem que seja necessário, contudo, dar tratamento igualitário a todos os possíveis contratantes.

Essa pergunta também está no material:

Exercício Avaliativo - Módulo 1_ Revisão da tentativa
5 pág.

Licitacao na Administracao Publica Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações apresentadas sobre o procedimento de licitação pública para as contratações de bens, compras, obras e alienações pela administração pública, podemos identificar a alternativa correta: A alternativa correta é a letra B. O dever de licitar está fundamentado no princípio da supremacia do interesse público que fundamenta o exercício da função administrativa do Estado. As demais alternativas estão incorretas: - A alternativa A está incorreta, pois a obrigatoriedade da licitação varia de acordo com o âmbito federativo. - A alternativa C está incorreta, pois a licitação é regra e as exceções devem ser previstas em lei. - A alternativa D está incorreta, pois mesmo nas contratações sem licitação, a administração pública deve seguir um procedimento administrativo determinado. - A alternativa E está incorreta, pois nas contratações sem licitação, a administração pública também deve buscar a melhor contratação possível e tratar os possíveis contratantes de forma igualitária. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais