Buscar

No texto Currículo, conhecimento e cultura de Antônio Moreira e Vera Candau (2007), são apresentadas preocupações conceituais em relação ao currícu...

No texto Currículo, conhecimento e cultura de Antônio Moreira e Vera Candau (2007), são apresentadas preocupações conceituais em relação ao currículo. Assinale a alternativa que não corresponde ao pensamento dos pesquisadores:


Selecione a resposta:

  • A
  • O currículo é fundamental para a escola. Nele sistematiza-se o pensamento e as práticas dos envolvidos. O papel dos professores é imprescindível para a sua efetivação e isso requer conhecimento e discussão sobre o que o currículo tem produzido nos sujeitos escolares.
  • B
  • Um dos principais aspectos do currículo é dar conta dos conhecimentos socialmente válidos que se constroem em espaços como universidades, mundo do trabalho, produções artísticas, exercícios de cidadania, campo da saúde e práticas desportivas.
  • C
  • A perspectiva multiculturalista de currículo permite que o professor torne visível, além dos conhecimentos científicos específicos das áreas, as relações culturais, sociais, políticas e econômicas que validaram certos saberes em detrimento de outros. Abre-se, também, ao reconhecimento de outras narrativas, formas, técnicas, consideras, até em então, como periféricas ao universo escolar.
  • D
  • Hoje, as diversas culturas são entendidas como instâncias formativas e sua relevância e centralidade nas concepções de educação são inegáveis. Pensar o currículo nessa perspectiva o torna cada vez mais livre das relações de poder que atravessam, historicamente, a escola e a sociedade.
  • E
  • A reflexão docente acerca do currículo e o que ele faz passa pela discussão e apropriação dos textos legais que definem e orientam o trabalho pedagógico, articulando-os e confrontando-os com as produções científicas a respeito das teorias e saberes do currículo.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que não corresponde ao pensamento dos pesquisadores apresentados no texto é a alternativa A) O currículo é fundamental para a escola. Nele sistematiza-se o pensamento e as práticas dos envolvidos. O papel dos professores é imprescindível para a sua efetivação e isso requer conhecimento e discussão sobre o que o currículo tem produzido nos sujeitos escolares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais