Buscar

Ao se tratar da inclusão de alunos com deficiência visual é importante entender que as pessoas com baixa visão e cegueira apresentam situações muit...

Ao se tratar da inclusão de alunos com deficiência visual é importante entender que as pessoas com baixa visão e cegueira apresentam situações muito díspares. Algumas dessas pessoas terão autonomia na locomoção e outras deverão desenvolver estratégias para atingi-la; algumas poderão realizar as tarefas escolares com pouca dificuldade sem qualquer auxílio e outras necessitarão de auxílios ópticos ou não ópticos para melhorar seu desempenho; algumas conseguirão utilizar materiais visuais e outras preferirão os materiais táteis (sistema Braille de escrita) ou auditivos. O Atendimento Educacional Especializado tem os seguintes objetivos:


a. orientar as famílias dos alunos a utilizar os materiais e recursos somente em sua residência.
b. elaborar e criar barreiras para a participação digna e de qualidade dos alunos, considerando as suas necessidades específicas.
c. evitar a formação continuada para os professores do atendimento especializado, para os professores do ensino comum e para toda a comunidade escolar em geral.
d. adquirir e identificar materiais como softwares, recursos e equipamentos tecnológicos, mobiliário, recursos ópticos, dicionários e outros.
e. impedir os efeitos, limites, possibilidades, distorções do uso na sala de aula, na escola e em casa do aluno.

Essa pergunta também está no material:

Metodologia do Ensino da Educação Especial
8 pág.

Metodologia do Ensino da Educação Especial e Inclusiva Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Ao se tratar da inclusão de alunos com deficiência visual, é importante entender que cada pessoa com baixa visão ou cegueira apresenta necessidades e situações diferentes. Alguns alunos podem ter autonomia na locomoção, enquanto outros precisam desenvolver estratégias para se locomover. Alguns podem realizar tarefas escolares com pouca dificuldade, enquanto outros necessitam de auxílios ópticos ou não ópticos para melhorar seu desempenho. Além disso, alguns alunos podem preferir materiais visuais, enquanto outros preferem materiais táteis, como o sistema Braille, ou materiais auditivos. O Atendimento Educacional Especializado tem como objetivos: a. Orientar as famílias dos alunos a utilizar os materiais e recursos em sua residência. b. Elaborar e criar condições para a participação digna e de qualidade dos alunos, considerando suas necessidades específicas. c. Promover a formação continuada para os professores do atendimento especializado, para os professores do ensino comum e para toda a comunidade escolar em geral. d. Adquirir e identificar materiais como softwares, recursos e equipamentos tecnológicos, mobiliário, recursos ópticos, dicionários e outros. e. Promover o uso adequado na sala de aula, na escola e em casa do aluno, evitando efeitos negativos, limitações, distorções e aproveitando as possibilidades de aprendizagem. É importante garantir a inclusão e o acesso igualitário à educação para todos os alunos, independentemente de suas condições visuais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais