Buscar

Em 1909, com a "Análise de uma fobia em um menino de cinco anos", Freud lançou o primeiro modelo de análise infantil e provocou agitação e indignaç...

Em 1909, com a "Análise de uma fobia em um menino de cinco anos", Freud lançou o primeiro modelo de análise infantil e provocou agitação e indignação na época, sendo a psicanálise acusada de roubar a inocência dessa criança. A psicanálise de criança teve início num período em que a comunidade analítica debatia a formação do analista e tentava institucionalizar essa formação. Nesta perspectiva, não é possível negar a especificidade do trabalho com crianças. Nos anos pós-guerra, a preocupação com o mau uso da psicanálise e o temor do charlatanismo contribuíram para a polêmica sobre a conveniência ou não de autorizar os não médicos a este exercício. Uma resolução tomada em 1927 pela Comissão Internacional de Ensino dispensou os psicanalistas de criança da formação médica, que era exigência de algumas sociedades psicanalíticas quando se tratava de analistas de adulto e, neste cenário, não se deve dizer que o trabalho com crianças é mais difícil que o trabalho com adultos. Freud defendia a aplicação da análise infantil como medida profilática, argumentando que os resultados são seguros e duradouros. Propôs modificações na técnica utilizada com o adulto por considerar, dentre outros aspectos, que a associação livre não tinha razão de ser pelo fato de a criança não possuir superego. Assim, é possível considerar que desde as ideias revolucionárias de Anna Freud, Melanie Klein e Hermine von Hug-Hellmuth até os dias atuais, o atendimento clínico psicanalista tem uma enorme relevância.


A. Em 1909, com a "Análise de uma fobia em um menino de cinco anos", Freud lançou o primeiro modelo de análise infantil e provocou agitação e indignação na época, sendo a psicanálise acusada de roubar a inocência dessa criança.
B. A psicanálise de criança teve início num período em que a comunidade analítica debatia a formação do analista e tentava institucionalizar essa formação. Nesta perspectiva, não é possível negar a especificidade do trabalho com crianças. Nos anos pós-guerra, a preocupação com o mau uso da psicanálise e o temor do charlatanismo contribuíram para a polêmica sobre a conveniência ou não de autorizar os não médicos a este exercício.
C. Uma resolução tomada em 1927 pela Comissão Internacional de Ensino dispensou os psicanalistas de criança da formação médica, que era exigência de algumas sociedades psicanalíticas quando se tratava de analistas de adulto e, neste cenário, não se deve dizer que o trabalho com crianças é mais difícil que o trabalho com adultos. Freud defendia a aplicação da análise infantil como medida profilática, argumentando que os resultados são seguros e duradouros. Propôs modificações na técnica utilizada com o adulto por considerar, dentre outros aspectos, que a associação livre não tinha razão de ser pelo fato de a criança não possuir superego. Assim, é possível considerar que desde as ideias revolucionárias de Anna Freud, Melanie Klein e Hermine von Hug-Hellmuth até os dias atuais, o atendimento clínico psicanalista tem uma enorme relevância.
D. Até os dias atuais, a psicanálise clínica não é reconhecida e nem respeitada pela classe médica e pela classe psicológica.

Essa pergunta também está no material:

Exercícios Respostas
33 pág.

Pedagogia Instituto Brasiliense de Direito PúblicoInstituto Brasiliense de Direito Público

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C. Uma resolução tomada em 1927 pela Comissão Internacional de Ensino dispensou os psicanalistas de criança da formação médica, que era exigência de algumas sociedades psicanalíticas quando se tratava de analistas de adulto e, neste cenário, não se deve dizer que o trabalho com crianças é mais difícil que o trabalho com adultos. Freud defendia a aplicação da análise infantil como medida profilática, argumentando que os resultados são seguros e duradouros. Propôs modificações na técnica utilizada com o adulto por considerar, dentre outros aspectos, que a associação livre não tinha razão de ser pelo fato de a criança não possuir superego. Assim, é possível considerar que desde as ideias revolucionárias de Anna Freud, Melanie Klein e Hermine von Hug-Hellmuth até os dias atuais, o atendimento clínico psicanalista tem uma enorme relevância.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais