Buscar

Paciente de 23 anos de idade, apresentando dor abdominal e diarreia crônica, foi submetido a colonoscopia que constatou úlceras profundas no canal ...

Paciente de 23 anos de idade, apresentando dor abdominal e diarreia crônica, foi submetido a colonoscopia que constatou úlceras profundas no canal anal, íleo e ceco, intercaladas por áreas de mucosa de aspecto endoscópico normal. A análise histopatológica dos fragmentos dessas úlceras resultou em processo inflamatório crônico com granulomas não caseosos. Diante desse caso, é correto afirmar que:


A) O comprometimento anal é mais frequente na doença de Crohn do que na retocolite ulcerativa idiopática (RCUI).
B) São metas no tratamento dessa paciente: alcançar remissão clínica, remissão sem esteroides, redução de internações hospitalares, melhora na qualidade de vida, independente da cicatrização da mucosa.
C) A possibilidade de tuberculose intestinal deve ser desconsiderada pela característica dos granulomas encontrados.
D) O quadro é sugestivo de (RCUI), porém outros exames são necessários para excluir doenças infecciosas.

Essa pergunta também está no material:

FAMERP 2018
24 pág.

Residência Universidade BrasilUniversidade Brasil

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, a alternativa correta é a letra A) O comprometimento anal é mais frequente na doença de Crohn do que na retocolite ulcerativa idiopática (RCUI). Isso ocorre porque a doença de Crohn pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal, incluindo o canal anal, enquanto a retocolite ulcerativa idiopática geralmente está limitada ao cólon e ao reto.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina