Buscar

Leia os textos e analise os gráficos a seguir: Texto I Nesse contexto – de uma economia ‘empresarial’ ou uma economia ‘monetária’ – a ocorrência...

Leia os textos e analise os gráficos a seguir:


Texto I

Nesse contexto – de uma economia ‘empresarial’ ou uma economia ‘monetária’ – a ocorrência de desemprego involuntário resulta das decisões dos proprietários da riqueza, e não da interação dos agentes atuantes no mercado de trabalho. Somente em um caso particular os cálculos de maximização de rendimentos esperados levariam ao pleno emprego, somente nesse caso a teoria clássica conduziria aos mesmos resultados que a sua.
Texto II

A taxa de juro deve ser determinada, portanto, no mercado monetário, resultando de um equilíbrio entre a oferta e a demanda de dinheiro ou, equivalentemente, de um equilíbrio entre a quantidade de moeda e a preferência pela liquidez. Nesse sentido, baixas taxas de juro implicam excesso de demanda por dinheiro, uma vez que se tem de pagar pouco para acessar a liquidez; por outro lado, altas taxas de juro implicam excesso de oferta de dinheiro, uma vez que os indivíduos consideram vantajoso abrir mão da liquidez pela recompensa que lhes é oferecida.

Essa pergunta também está no material:

Atividade 4_ História do Pensamento Econômico
11 pág.

História do Pensamento Econômico Faculdade das AméricasFaculdade das Américas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nos textos fornecidos, podemos observar que o Texto I aborda a relação entre uma economia "empresarial" ou "monetária" e o desemprego involuntário. Segundo o texto, o desemprego involuntário ocorre devido às decisões dos proprietários da riqueza, e não da interação dos agentes no mercado de trabalho. A teoria clássica só levaria ao pleno emprego em um caso específico. Já o Texto II discute a determinação da taxa de juros no mercado monetário. A taxa de juros é determinada pelo equilíbrio entre a oferta e a demanda de dinheiro, ou seja, pela quantidade de moeda disponível e pela preferência das pessoas pela liquidez. Baixas taxas de juros indicam excesso de demanda por dinheiro, enquanto altas taxas de juros indicam excesso de oferta de dinheiro. Essas são as informações presentes nos textos fornecidos. Se você tiver alguma pergunta específica sobre eles, por favor, me informe.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image