Buscar

Segundo o Código de Processo Civil de 2015, "Art. 489. São elementos essenciais da sentença: I - o relatório, que conterá os nomes das partes, a id...

Segundo o Código de Processo Civil de 2015, "Art. 489. São elementos essenciais da sentença: I - o relatório, que conterá os nomes das partes, a identificação do caso, com a suma do pedido e da contestação, e o registro das principais ocorrências havidas no andamento do processo; II - os fundamentos, em que o juiz analisará as questões de fato e de direito; III - o dispositivo, em que o juiz resolverá as questões principais que as partes lhe submeterem. Sobre os elementos essenciais da sentença analise o caso hipotético abaixo:

 

Para ser considerada fundamentada a sentença o juiz deve:

 

I.    invocar motivos que se prestariam a justificar qualquer outra decisão.

II.    explicar a relação de ato normativo com a causa ou a questão decidida sem se limitar à sua mera indicação, reprodução ou paráfrase.

III.     empregar conceitos jurídicos determinados, explicando o motivo concreto de sua incidência no caso.

IV.     invocar precedente ou enunciado de súmula, sem identificar seus fundamentos determinantes nem demonstrar que o caso sob julgamento se ajusta àqueles fundamentos.

V.    seguir enunciado de súmula invocado pela parte, quando não existir distinção no caso em julgamento ou a superação do entendimento.

 

Agora, assinale a alternativa que indica apenas afirmações verdadeiras sobre os fundamentos da sentença.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Apenas as afirmações II e III são verdadeiras sobre os fundamentos da sentença, de acordo com o Art. 489 do Código de Processo Civil de 2015. O juiz deve explicar a relação de ato normativo com a causa ou a questão decidida sem se limitar à sua mera indicação, reprodução ou paráfrase (II) e empregar conceitos jurídicos determinados, explicando o motivo concreto de sua incidência no caso (III). As outras afirmações (I, IV e V) são falsas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais