Buscar

TEm 2019, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançou o documento Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) em Políticas Públicas de Ál...

TEm 2019, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançou o documento Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) em Políticas Públicas de Álcool e Outras Drogas, edição revisada, elaborado no âmbito do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP). Este é um documento importante na demarcação do compromisso da Psicologia com o respeito à autonomia e dignidade da pessoa em uso e abuso de drogas, assim como na defesa pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Sobre a atuação da(o) psicóloga(o) nas políticas de atenção aos usuários de substâncias psicoativas, avalie as duas afirmações a seguir e observe a possível conexão entre elas.

 

I. O psicólogo, ao atuar com pessoas usuárias de substâncias psicoativas, não deve voltar sua atenção apenas aos efeitos químicos das drogas sobre o organismo. Deve-se compreender as dimensões contextuais sobre uso e consequências associadas, as quais podem variar de pessoa para pessoa.

PORQUE

II. Um modelo comum que pode ser utilizado por profissionais para entender a experiência do usuário de drogas (lícitas ou ilícitas), identificando os efeitos da substância, engloba a consideração de três elementos: propriedades farmacológicas da droga, pessoa usuária e contexto de uso.

 

Assinale a opção correta.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o documento Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) em Políticas Públicas de Álcool e Outras Drogas, edição revisada, elaborado no âmbito do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), a opção correta é: A afirmação I é verdadeira, e a II é uma explicação correta da I.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais