Buscar

O processo de excreção nada mais é do que a eliminação do fármaco do nosso organismo, ou seja, é a passagem do fármaco da corrente sanguínea para o...

O processo de excreção nada mais é do que a eliminação do fármaco do nosso organismo, ou seja, é a passagem do fármaco da corrente sanguínea para o meio externo. Os fármacos são eliminados por várias vias. Entretanto, uma das mais importantes é a via renal.



Fonte: PRADO, Gabriela de Castro. Fundamentos de Farmacologia Aplicada à Podologia. Maringá-PR.: Unicesumar, 2021.Diante do exposto e a respeito dos processos de eliminação dos fármacos, assinale a alternativa correta:

A) Os medicamentos hidrossolúveis tendem a ser melhor absorvidos, enquanto que medicamentos lipossolúveis são, facilmente, excretados.


B) Medicamentos que apresentam um pH igual ao do meio tendem a ser menos absorvidos, enquanto que medicamentos que apresentam um pH diferente do meio sofrem ionização, o que o torna hidrossolúvel, diminuindo sua taxa de eliminação.


C) No processo de filtração, os fármacos livres serão internalizados para os túbulos renais por meio dos poros presentes nos glomérulos. Os fármacos ainda poderão ser reabsorvidos, passivamente, podendo voltar à corrente sanguínea.


D) Na etapa da secreção, apenas uma pequena quantidade substâncias é capaz de ser secretada no sentido líquido tubular (espaço de Bowman) para o sangue capilar peritubular.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "No processo de filtração, os fármacos livres serão internalizados para os túbulos renais por meio dos poros presentes nos glomérulos. Os fármacos ainda poderão ser reabsorvidos, passivamente, podendo voltar à corrente sanguínea."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais