Buscar

Leia o trecho a seguir: “O desenvolvimento das gônadas é uma situação embriológica única. Todos os outros rudimentos de órgãos normalmente se difer...

Leia o trecho a seguir:

“O desenvolvimento das gônadas é uma situação embriológica única. Todos os outros rudimentos de órgãos normalmente se diferenciam em um único tipo de órgão. Um rudimento de pulmão somente pode tornar-se pulmão e um rudimento de fígado somente se desenvolve em fígado. O rudimento da gônada, porém, tem duas opções normais. Quando se diferencia, pode desenvolver-se em um ovário ou em um testículo. O tipo de diferenciação seguido por esse rudimento determina o desenvolvimento sexual futuro do organismo.”

Fonte: GILBERT, S.F. Biologia do Desenvolvimento. 5 ed. Ribeirão Preto, São Paulo: Funpec Editora, 2003, p. 807.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o desenvolvimento do sistema genital, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

I. ( ) O gene SRY pode expressar-se em indivíduos XX ou XY.

II. ( ) O ductos paramesonéfricos se degenerarão no sexo masculino.

III. ( ) A genitália externa tem a mesma origem em ambos os sexos.

IV. ( ) Nas fêmeas, o ducto mesonéfrico forma as tubas e o útero .

V. ( ) Os cordões gonadais projetam-se para dentro do mesênquima.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: V, F, V, V, V. Justificativa: I. (F) O gene SRY é um gene localizado no cromossomo Y e é responsável pela determinação do sexo masculino. Ele não pode se expressar em indivíduos XX, apenas em indivíduos XY. II. (V) Os ductos paramesonéfricos se degeneram no sexo masculino, enquanto os ductos mesonéfricos se desenvolvem e formam o sistema reprodutor masculino. III. (V) A genitália externa tem a mesma origem em ambos os sexos, mas sofre diferenciação de acordo com o sexo do indivíduo. IV. (V) Nas fêmeas, o ducto mesonéfrico forma as tubas uterinas e o útero. V. (V) Os cordões gonadais projetam-se para dentro do mesênquima e dão origem às células germinativas e às células da teca e do estroma.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais