Buscar

Estudo Dirigido de Tecido Epitelial

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido – Tecido Epitelial
Responda as perguntas abaixo:
1. Cite as funções atribuídas ao tecido epitelial 
2. Cite as principais características do tecido epitelial 
3. O que é a Lâmina basal?
4. O que é uma membrana basal?  
5. O que são zônulas de oclusão? 
6. O que são zônulas de adesão? 
7. Qual a composição do complexo unitivo?
8. O que são desmossomos?
9. O que são hemidesmossomos?
10. O que são junções comunicantes ou GAP?
11. O que são microvilosidades?
12. O que são estereocílios?
13. O que são flagelos?
14. Classifique os epitélios de revestimento quanto ao número de camadas e quanto a forma das células.
15. Classifique os epitélios glandulares quanto ao local em que as secreções são lançadas
16. O que são células mioepiteliais?
17. O que são células neuroepiteliais?
1- Função de revestimento, associada à proteção, absorção de íons e de moléculas, percepção de estímulos. Como também de secreção, relacionada às glândulas. 
2- Constituído por células poliédricas, justapostas com pouca substância extracelular e se aderem firmemente por meio de junções intercomunicantes, o que permite que as cél.s se organizem como folhetos que revestem a superfície.
3- É a delgada lâmina de moléculas entre as células epiteliais e o tecido conjuntivo subjacente , estrutura essa que só é visível ao microscópio eletrônico. Ela é formada principalmente por colágeno tipo IV e pelas glicoproteínas laminina, entactina e proteoglicanos. 
4- É a membrana abaixo dos epitélios, um pouco mais densa que a lâmina basal pois é composta por proteínas que se situam no tecido conjuntivo. Dessa forma, pode ser visualizada no microscópio de luz. 
5- são junções mais próximas à superfície apical da célula, formam um cinturão que circunda a célula totalmente e adere as membranas que ocorrem nesse espaço. 
6- circunda toda a célula (do ápice para base) e contribui para aderência entre células adjacentes.
7- é composto pelo conjunto de zônulas de adesão e oclusão que circunda toda parede lateral da região apical da célula epitelial. 
8- Estrutura complexa em forma de disco, contida na superfície de uma célula e que é sobreposta a uma estrutura idêntica observada na superfície da célula adjacente. Promove adesividade celular.
9-  Tem a estrutura da metade de um desmossomo e prendem a célula epitelial à lâmina basal. 
10- é a inserção de uma transmembrana na superfície da membrana plasmática que se junta com várias outras proteínas similares, assim, estabelece-se um canal na membrana celular. Por conseguinte, esse canal se comunica com outro canal exatamente igual a ele e, dessa maneira, torna-se possível o intercâmbio de moléculas, como íons, hormônios, entre outros.
11- É uma especialização da superfície apical das células epiteliais que tem a função de aumentar a superfície de contato e, consequentemente, a absorvidade. 
12- é outra especialização da superfície apical das células epiteliais que também tem a finalidade de aumentar a área de absorção. Embora os estereocílios se assemelhem aos cílios, são um tipo de microvilo longo e ramificado e sem mobilidade (como é o caso dos cílios).
13- São prolongamentos da superfície da célula epitelial a fim de promover mobilidade por meio do gasto de ATP. Os flagelos também são uma especialização da superfície das células epiteliais que se assemelham aos cílios na função de promover a mobilidade. Contudo, além de se encontrarem exclusivamente nos espermatozoides, são mais longos e limitados a quantidade de um por célula. 
14- Os epitélios de revestimento podem ser classificados como simples quando é constituído por só uma cada de células e de estratificado quando tem mais de uma camada de células. O epitélio simples, por sua vez, pode ser pavimentoso, cúbico ou prismático. Já o epitélio estratificado pode ser cúbico, prismático, pavimentoso ou de transição. 
15- O epitélio glandular é denominado exócrino quando é mantida a conexão com o epitélio de revestimento do qual ele foi originado. Formam-se ductos tubulares constituídos de células epiteliais através de invaginações que permitem a passagem dessas secreções para a superfície do corpo ou uma cavidade. Já quando a conexão com o epitélio de origem é obliterado, denomina-se de célula endócrina, pois o produto secretado é lançado no sangue e transportado para seu local de ação. 
16-  São células de origem epitelial que se comportam como células musculares, elas são ramificadas que contêm miosina e um grande número de filamentos de actina. Elas são capazes de contração, agindo na secreção de glândulas. 
17- São células de origem epitelial que constituem epitélios com funções sensoriais especializadas, como as papilas gustativas e da mucosa respiratória.

Continue navegando