Buscar

Quando é cabível a decisão de absolvição sumária na primeira fase do procedimento do júri? Diferencie esta decisão da decisão de impronúncia. A ab...

Quando é cabível a decisão de absolvição sumária na primeira fase do procedimento do júri? Diferencie esta decisão da decisão de impronúncia.

A absolvição sumária é cabível quando o juiz reconhece que a pretensão punitiva deduzida na acusação é improcedente.
Na sentença de impronúncia o juiz não absolve o réu, apenas reconhece que a acusação não reúne os elementos mínimos autorizadores do julgamento pelo Júri, extinguindo o processo sem julgamento do mérito.

Essa pergunta também está no material:

1 Questionário direito processual penal
11 pág.

Direito Penal e Processo Penal Centro Universitário do Distrito FederalCentro Universitário do Distrito Federal

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A decisão de absolvição sumária é cabível na primeira fase do procedimento do júri quando o juiz reconhece que a pretensão punitiva deduzida na acusação é improcedente, ou seja, quando não há indícios mínimos de autoria ou materialidade do crime. Já a decisão de impronúncia ocorre quando o juiz reconhece que a acusação não reúne os elementos mínimos autorizadores do julgamento pelo Júri, extinguindo o processo sem julgamento do mérito. Nesse caso, o réu não é absolvido, mas sim, o processo é extinto sem julgamento do mérito. Em resumo, a absolvição sumária ocorre quando há falta de indícios mínimos de autoria ou materialidade do crime, enquanto a impronúncia ocorre quando a acusação não reúne os elementos mínimos autorizadores do julgamento pelo Júri.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais