Buscar

“A reprodução é o mecanismo essencial para perpetuação e diversidade das espécies, assim como para a continuidade da vida. Os gametas são os veícul...

“A reprodução é o mecanismo essencial para perpetuação e diversidade das espécies, assim como para a continuidade da vida. Os gametas são os veículos de transferência dos genes para as próximas gerações. A gametogênese pode ser caracterizada por três etapas distintas denominadas multiplicação (mitose), crescimento e maturação (meiose), que se diferenciam em vários aspectos na espermatogênese e na ovogênese.”

Fonte: ARAÚJO, C.H.M.; ARAÚJO, M.C.P.; MARTINS, W.P.; FERRIANI R.A.; REIS, R.M.  Gametogênese: estágio fundamental do desenvolvimento para reprodução humana. Medicina, Ribeirão Preto, v. 40, n. 4, p. 551-558, 2007. p. 552.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gametogênese das células germinativas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

I. ( ) Do mesmo modo que na mitose, as células germinativas replicam seu DNA no início da meiose I, de modo que cada um dos cromossomos esteja duplicado em cromátides-irmãs.

II. ( ) A mitose é a divisão celular que ocorre nas células germinativas para produzir os gametas, e requer duas divisões celulares para reduzir o número de cromossomos.

III. ( ) Durante a meiose do ovócito primário são formados quatro células-filhas, das quais duas são viáveis e as outras formam os corpúsculos polares.

IV. ( ) A variabilidade genética aumenta por intermédio de crossing-over e distribuição aleatória de cromossomos homólogos para as células-filhas.

V. ( ) O crossing-over é um evento crítico na meiose I, que consiste na separação dos cromossomos homólogos para as células-filhas.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

  1. V, F, V, F, V.
  2. F, F, F, V, V. 
  3. V, F, F, V, F.
  4. F, V, V, F, V
  5. V, V, F, F, V.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: V, V, F, F, V. Justificativa: I. Verdadeiro. Durante a meiose I, ocorre a replicação do DNA, assim como na mitose, de modo que cada cromossomo esteja duplicado em cromátides-irmãs. II. Verdadeiro. A mitose é a divisão celular que ocorre nas células somáticas, enquanto a meiose ocorre nas células germinativas para produzir os gametas. A meiose requer duas divisões celulares para reduzir o número de cromossomos. III. Falso. Durante a meiose do ovócito primário, são formados quatro células-filhas, das quais apenas uma é viável e as outras três formam os corpúsculos polares. IV. Falso. A variabilidade genética aumenta por intermédio de crossing-over e distribuição aleatória de cromossomos homólogos para as células-filhas. V. Verdadeiro. O crossing-over é um evento crítico na meiose I, que consiste na troca de segmentos de cromossomos homólogos entre as células-filhas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais